SóProvas


ID
3275026
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“A dança é um elemento importante da nossa cultura, pois contribui para o entendimento de nossa sociedade, portanto, ela deve ser conhecida, ensinada, transformada, recriada e criticada, em espaços em que possamos pensar em sujeitos, formar cidadãos mais sensíveis, críticos, criativos e transformadores” (VIANA, 2014, p. 44-45).
“Logo, a dança como conteúdo da Educação Física, reconhecida como um dos elementos presentes na escola, pode contribuir para o conhecimento de nossa realidade, seja através da cultura local, regional ou mesmo nacional e internacional, o que pode ser trabalhado com a Dança” (VIANA, 2014, p. 44).
Com base no enunciado e nas perspectivas de trabalho do professor da Educação Física a partir do conteúdo dança e atividades rítmicas na atualidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A compreensão da dança deve estar desprendida de seu contexto social, político e histórico, pois é uma atividade física cultural.
( ) O professor precisa alicerçar-se nas teorias higiênicas e militaristas, evitando com isso um distanciamento do trato histórico da Educação Física desde sua gênese no Brasil.
( ) O interesse pedagógico do ensino da dança na escola não deve estar pautado predominantemente pelo domínio técnico do conhecimento trabalhado, mas no reconhecimento de técnicas de execução, que possibilitem outras situações e contextos.
( ) O professor de Educação Física deve lidar, quando tratar da dança na escola, principalmente, com o corpo e o seu gasto energético, sobretudo na atual sociedade, onde cada vez mais crianças estão obesas e com diversas doenças crônicas não transmissíveis.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    (F) A compreensão da dança deve estar desprendida de seu contexto social, político e histórico, pois é uma atividade física cultural. 

    (F) O professor precisa alicerçar-se nas teorias higiênicas e militaristas, evitando com isso um distanciamento do trato histórico da Educação Física desde sua gênese no Brasil. 

    (V) O interesse pedagógico do ensino da dança na escola não deve estar pautado predominantemente pelo domínio técnico do conhecimento trabalhado, mas no reconhecimento de técnicas de execução, que possibilitem outras situações e contextos. 

    (F) O professor de Educação Física deve lidar, quando tratar da dança na escola, principalmente, com o corpo e o seu gasto energético, sobretudo na atual sociedade, onde cada vez mais crianças estão obesas e com diversas doenças crônicas não transmissíveis.