SóProvas


ID
3275077
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4


Os gêneros textuais, segundo Bakhtin (1972, p. 279), apresentam-se como gêneros do discurso, e são tipos relativamente estáveis de enunciados produzidos pelas mais diversas esferas da atividade humana. Afirma-se serem relativamente estáveis, pois podem sofrer modificações de acordo com a situação comunicativa na qual são empregados. [...]

[...] Segundo Marcuschi (2002, p.19-34), os gêneros surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais e na relação com as inovações tecnológicas a intensidade do uso das novas tecnologias e sua interferência nas atividades comunicativas diárias motivam a explosão de novos gêneros e novas forma de comunicação, quer na oralidade, quer na escrita. [...]

Schneuwly, Dolz e colaboradores (2004, p. 60-61) agrupam os gêneros textuais a partir das capacidades de linguagem dominantes dos sujeitos nas seguintes ordens: relatar, narrar, argumentar, expor e descrever ações ou instruir/prescrever ações.

KÖCHE, Vanilda Salton e outros. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2013. (Adaptado).

Conforme o texto 4, os gêneros textuais foram agrupados pelos autores Schneuwly e Dolz a partir das capacidades de linguagem na seguinte ordem: relatar, narrar, argumentar, expor e descrever ações ou instruir/prescrever ações.


A alternativa que agrupa os gêneros textuais de acordo com a classificação de Schneuwly e Dolz e na ordem em que aparecem, respectivamente, é

Alternativas
Comentários
    • gêneros da ordem do narrar - cujo domínio social é o da cultura literária ficcional, e a capacidade de linguagem dominante é voltada à recriação da realidade, por meio da montagem de uma intriga no domínio do verossímil. Exemplos do gênero: conto maravilhoso, conto de fadas, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica,sketch ou história engraçada, biografia romanceada,romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária,adivinha, piada e afins.
    • gêneros da ordem do relatar - cujo domínio social é o da memória e o da documentação das experiências humanas vivenciadas. A capacidade de linguagem dominante é a de representação pelo discurso de experiências vividas e situadas no tempo. Exemplos do gênero: relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, notícia,reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia e afins.
    • gêneros da ordem do argumentar - cujo domínio social é oda discussão de assuntos sociais controversos, visando a um entendimento e posicionamento perante eles; e as capacidades de linguagem dominantes são as que envolvem a habilidade de sustentar, refutar e negociar posições. Exemplos do gênero: textos de opinião, diálogo argumentativo,carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados,editorial, ensaio e afins.
    • gêneros da ordem do expor - veiculam o conhecimento mais sistematizado transmitido culturalmente - conhecimento científico e afins. A capacidade de linguagem dominante é a apresentação textual de diferentes formas de saberes. Exemplos do gênero: texto expositivo,exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra,entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência e afins;
    • gêneros da ordem do instruir ou do prescrever - englobam textos variados de instrução,regras e normas, e pretendem, em diferentes domínios, a prescrição ou regulamentação de ações. A capacidade de linguagem dominante é a regulação mútua de comportamentos. Exemplos do gênero: instruções de montagem, receita, bula, regulamento, regras de jogo, instruções de uso,comandos diversos, textos prescritivos, entre outros.