SóProvas


ID
327649
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira a respeito do registro contábil das operações de descentralização de créditos resultantes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar o erra da letra E??
  • Raissa,
    Os recursos descentralizados são registrados como interferência passiva e contabilizados no grupo do resultado diminutivo. Para que um lançamento seja considerado despesa é necessário que ele remeta ao consumo, o que não vem ao caso em questão.
  • Só para complementar o brilhante comentário do nosso companheiro Renildo Barros, Os lançamentos contábeis seriam os seguintes:


    NA UNIDADE CONCEDENTE DO CRÉDITO: (Sistema Orçamentário)
    D - Crédito Disponível 
    C - Destaque ou Provisão Concedida 

    NA UNIDADE BENEFICIÁRIA DO CRÉDITO: (Sistema Orçamentário) 
    D - Destaque ou Provisão Recebida 
    C - Crédito Disponível 

    Se bem observarmos não há registro de nenhuma conta de Despesa.

    Estes lançamentos estão de acordo com o ensinado pelo Professor Francisco Glauber Lima Mota, em sua Obra Contabilidade Aplicada ao Setor Público 1ª Ed. Página 423.Espero ter contribuído. Abraços.
  • Os recursos descentralizados são registrados como interferência passiva e contabilizados no grupo do resultado diminutivo. Para que um lançamento seja considerado despesa é necessário que ele remeta ao consumo.

    A interferência é quando outro órgão, ou outra unidade gestora do mesmo órgão, ou entra entidade (ou ente) interfere, ou seja faz relacionar seus patrimônios, transferindo recursos ou bens. Estas interferências podem ser orçamentárias (quotas, por exemplo) ou extra orçamentárias (recurso para pagamento de RP).

    AS INTERFERÊNCIAS ATIVAS, são as variações ativas orçamentárias representadas pelas interferências ativas que apresentam valores oriundos da movimentação financeira decorrente da execução orçamentária (cotas repasses e sub-repasses recebidos)