Sobre competição e cooperação, Brotto (1999) traz algumas ideias importantes. Segundo ele, a competição, é um processo de interação social em que os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas as outras e, os benefícios são destinados somente para alguns. E, a cooperação, é um processo de interação social, em que os objetivos são comuns, as ações compartilhadas e os benefícios distribuídos para todos.
Na visão de Brotto (1999, p. 77) jogos cooperativos são: jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos com pouca preocupação com o fracasso e sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança em si mesmo e nos outros e todos podem participar autenticamente, onde ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
De acordo com Brotto (1999), são características dos jogos cooperativos o prazer de jogar, o esforço cooperativo em busca de um objetivo comum e, citando Deacove (1974), “jogam uns com os outros, ao invés de uns contra o outro”.
Podemos perceber que as alternativas A a D possuem características dos jogos competitivos: relação vencedor-perdedor, estafetas competitivas e subjugar o adversário.
Portanto, alternativa E é a correta.