SóProvas


ID
3276595
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo a ONU, “ações tomadas pelos países no âmbito do Protocolo de Montreal começam a surtir efeitos; (...) a camada de ozônio se recupera a uma taxa de 1% a 3% por década desde 2000, devendo “cicatrizar” até 2030, no Hemisfério Norte. https://news.un.org/pt/story/2018/11/1646172, acesso em 30/04/2019.

A respeito do gás ozônio e sua destruição, analise as afirmativas a seguir.

I. O gás ozônio é formado por 3 átomos de oxigênio sendo, portanto, um isótopo do gás oxigênio.

II. Os gases CFCs são responsáveis pela destruição da camada de ozônio e também contribuem para o aquecimento global, pois absorvem a radiação infravermelha, impedindo-a de retornar para o espaço.

III. Uma das consequências da depleção da camada de ozônio é que ela pode afetar a cadeia alimentar marinha, na medida em que causa danos ao DNA do fitoplâncton.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A questão cita a ONU com a informação da recuperação da camada de ozônio a partir do Protocolo de Montreal, que começaram a surtir efeitos. Algumas afirmativas são apresentadas, para que sejam analisadas como falsas ou verdadeiras. Analisaremos, então, a formação e destruição da camada de ozônio. 
    No ciclo do oxigênio, o gás O2 é produzido pela fotossíntese e consumido na respiração ou combustão. Na estratosfera, parte desse gás é transformada em ozônio (O3) a partir dos raios UV de onda menor que 200 nm. O ozônio é transformado em oxigênio pelos raios UV de onda entre 200 nm e 300 nm, e essas reações permitem um equilíbrio na camada de ozônio. Essa camada retém cerca de 80% da radiação ultravioleta. A destruição dessa camada faz os raios UV chegarem na superfície terrestre, representando perigos para o ser humano (câncer de pele, catarata) e o meio ambiente (redução da fotossíntese, alterações no DNA). Essa destruição ocorre por gases clorofluorcarbonos (CFCs), que entram no ciclo do ozônio, liberando átomos de cloro que reagem ao ozônio e se associam ao oxigênio, dificultando o ciclo O2 - O3 de ocorrer. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Analisemos as afirmativas a respeito do gás ozônio:
    I. O gás ozônio é formado por 3 átomos de oxigênio sendo, portanto, um isótopo do gás oxigênio. O gás ozônio e o oxigênio são alótropos (mesmo elemento químico) e não são isótopos, apresentam números atômicos (prótons) diferentes. Falsa.
    II. Os gases CFCs são responsáveis pela destruição da camada de ozônio e também contribuem para o aquecimento global, pois absorvem a radiação infravermelha, impedindo-a de retornar para o espaço. Verdadeira.
    III. Uma das consequências da depleção da camada de ozônio é que ela pode afetar a cadeia alimentar marinha, na medida em que causa danos ao DNA do fitoplâncton. Verdadeira. 
    Portanto, as afirmativas corretas são apenas as de número II e III, opção representada na letra:
    a) I, somente. A afirmativa I é falsa. Incorreta
    b) II, somente. A afirmativa III também é verdadeira. Incorreta.
    c)  III, somente. A afirmativa II também é verdadeira. Incorreta.
    d) II e III, somente. As suas afirmativas são verdadeiras. CORRETA.
    e) I, II e III. A afirmativa I é falsa. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • I) Errado: não são isótopos mas Alotropos se diferindo pela atimicidade

  • “O modo de pensar tradicional diz que a emissão pela atividade humana de gases diferentes dos CFCs, tais como o dióxido de carbono, são os principais causadores do aquecimento. Porém nós observamos os dados até a Revolução Industrial que mostram que essa compreensão convencional está errada”, afirma Qing-Bin Lu, professor de física e astronomia, biologia e química na Faculdade de Ciências de Waterloo. “De fato, os dados mostram que os CFCs, em conspiração com os raios cósmicos, causaram tanto o buraco polar na camada de ozônio, como o aquecimento global”.