SóProvas


ID
3276607
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Staphylococcus aureus é uma bactéria responsável por uma ampla variedade de enfermidades, como infecções na pele e pneumonias. Inicialmente a terapia antimicrobiana para infecções por esse microrganismo era feita com o uso de meticilina. No entanto, desde 1961, há relatos do surgimento de cepas de S. aureus resistentes à meticilina (MRSA). Estas cepas têm causado grande preocupação, pois estudos recentes demonstram índices de mortalidade significativamente mais altos em pacientes que desenvolvem bacteremia por MRSA, do que por Staphylococcus aureus sensível à meticilina (MSSA).


A respeito do surgimento de bactérias MRSA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso de meticilina causou mutações em bactérias MSSA, tornando-as mais fortes e produtoras de mais toxinas.

( ) O uso indiscriminado de antibióticos favoreceu a seleção de bactérias resistentes à meticilina.

( ) Bactérias sensíveis à meticilina apresentavam genes de resistência que só passaram a se expressar após a ativação estimulada pelo contato com o antibiótico.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda uma bactéria causadora de diversas enfermidades, a Staphylococcus aureus e um antibiótico de nome meticilina foi utilizado para combatê-la. No entanto, surgiram cepas resistentes (MRSA) que causaram mais mortalidade por infecção do que a bactéria sensível ao antibiótico (MSSA). Algumas afirmativas sobre as bactérias resistentes (MRSA) são apresentadas para analisar se são verdadeiras ou falsas. 

    As bactérias resistentes surgem, em sua grande maioria, por uso de antibióticos em dosagens que não são consideradas ideais, provocando uma seleção natural ou artificial. Essa seleção faz com que as bactérias mais resistentes se multipliquem, eliminando as mais sensíveis ao antibiótico. A reprodução das bactérias é muito rápida, então o uso de um antibiótico deve ser cauteloso para que a resposta ao tratamento seja eficaz. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)


    A respeito do surgimento de bactérias MRSA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
    (F) O uso de meticilina causou mutações em bactérias MSSA, tornando-as mais fortes e produtoras de mais toxinas. O uso do antibiótico causou mutações nas bactérias sensíveis, porém não as fizeram produtoras de toxinas. Falsa.
    (V) O uso indiscriminado de antibióticos favoreceu a seleção de bactérias resistentes à meticilina. Com o alto potencial de reprodução das bactérias, o uso indiscriminado seleciona as mais resistentes, eliminando as mais sensíveis. Verdadeira
    (F) Bactérias sensíveis à meticilina apresentavam genes de resistência que só passaram a se expressar após a ativação estimulada pelo contato com o antibiótico. As bactérias sensíveis não apresentavam genes de resistência, elas eram eliminadas, permanecendo apenas as resistentes. Falsa.
    Analisando as alternativas, a ordem correta é:
    a) F - V - F. Apenas a segunda é verdadeira. CORRETA.
    b) F - V - V. A terceira afirmativa é falsa. Incorreta.
    c) V - F - F. A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira. Incorreta.
    d) V - V - F. A primeira afirmativa é falsa. Incorreta.
    e) F - F – V. A segunda afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • F - V - F.