SóProvas


ID
3276613
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para testar o efeito de um biofertilizante sobre o crescimento vegetal, um grupo de alunos usou seis pequenas plântulas da mesma espécie. As plântulas foram inicialmente medidas e receberam 20 mL do fertilizante, sob a forma de spray, diariamente, durante 4 semanas. Após esse período, observou-se um crescimento médio de cerca 50% do comprimento inicial do caule, além do aumento no número de folhas.

Para que esse experimento pudesse, de fato, comprovar a eficiência da ação do fertilizante sobre o crescimento das plantas, os estudantes deveriam

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre o uso de biofertilizante em seis plântulas da mesma espécie durante 4 semanas, com a finalidade de testar seu efeito. Todas foram medidas e receberam spray diário de 20mL do fertilizante, e o crescimento médio observado foi de 50% do inicial. Pede-se qual seria a melhor forma de comprovar a eficiência a partir desse experimento. 

    Os vegetais precisam de água e nutrientes para crescer e manter seu metabolismo, e para isso, absorvem esses elementos do solo por simples difusão, através de transporte passivo, ou com gasto de energia, através de transporte ativo. Alguns dos nutrientes são consumidos em pequenas quantidades, os micronutrientes, e outros nutrientes são consumidos em maior quantidade, os macronutrientes. O nitrogênio, o fósforo, o potássio, o cálcio e o magnésio são alguns nutrientes importantes para os vegetais. A falta de nutrientes no solo pode ser corrigida com a adição de adubos ou fertilizantes. Os biofertilizantes são formados por micro-organismos vivos, nutrientes e hormônios vegetais que ajudam a melhorar o crescimento da planta. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Para a comprovação de sua eficiência, a melhor opção seria:

    a) testar um grupo de plântulas exatamente igual ao experimental, cultivado sob as mesmas condições, mas aplicado diferentes quantidades de fertilizante em cada vaso. Não haveria uma forma de comprovar a eficiência, pois todas estariam recebendo o fertilizante, mesmo que em diferentes quantidades. Incorreta.

    b) observar seis plântulas da mesma espécie do grupo experimental, sob as mesmas condições, mas que fossem regadas com água destilada em vez do fertilizante. A água destilada tem sua fórmula H2O, porém não apresenta sais minerais pois passa pelo processo de destilação. Essa ausência de sais minerais (alguns nutrientes) é considerada ideal para testar a eficiência de fertilizantes nas plântulas sob as mesmas condições, pois haveria como comparar o crescimento com biofertilizante e com água destilada (ausência de qualquer nutriente externo). CORRETA.

    c) usar seis plântulas idênticas às do grupo experimental, tratadas com a mesma quantidade de fertilizante, porém deixadas no escuro durantes quatro semanas. Deixar as plântulas no escuro evitaria a realização da fotossíntese por elas, mas não comprovaria a eficiência do biofertilizante, pois os nutrientes estariam sendo disponibilizados da mesma forma. Incorreta.

    d) dividir as plântulas em dois grupos e separado o período de aplicação: um grupo receberia o fertilizante pela manhã e, o outro, à noite. Aplicar o fertilizante em horários diferentes não faria diferença ao final do experimento, todas as plântulas receberiam o fertilizante em quantidades iguais. Incorreta.

    e) lavar o fertilizante de três das plântulas do grupo, após a aplicação, para que fosse retirado o excesso de produto acumulado sobre as folhas. Esse procedimento retiraria o excesso do fertilizante, e não todo, então a plântula ainda absorveria, não havendo possibilidade de comprovar a eficiência do crescimento vegetal com esse fertilizante. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito B

    Observar seis plântulas da mesma espécie do grupo experimental, sob as mesmas condições, mas que fossem regadas com água destilada em vez do fertilizante.

    FORÇA E HONRA.