Agente etiológico
Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem 14
espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.
A unidade taxonômica básica é o sorovar (sorotipo). Mais de 200 sorovares já foram identificados,
cada um com o(s) seu(s) hospedeiro(s) preferencial(ais), ainda que uma espécie animal possa albergar um
ou mais sorovares.
Qualquer sorovar pode determinar as diversas formas de apresentação clínica no homem.
No Brasil, os sorovares Icterohaemorrhagiae e Copenhageni estão relacionados aos casos mais graves.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf
Essa questão fala sobre o combate à leptospirose em Salvador, com informativo de dados até o mês de Abril de 2019. Na pergunta, solicita a informação do agente causador da doença e o principal modo de contágio. Para responder essa questão, precisaremos saber as principais características sobre a doença leptospirose.
As parasitoses humanas são doenças que podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, vermes e fungos. Na maioria das vezes, essas doenças estão relacionadas às condições precárias de saneamento e falta de informação. Algumas das principais doenças causadas por:
• vírus - gripe ou resfriado comum, sarampo, rubéola, catapora, caxumba (transmissão por contato), febre amarela, dengue (transmissão por mosquito), HPV (transmissão por contato sexual).
• bactérias - tuberculose, pneumonia, meningite (transmissão por contato), tétano (transmissão por objeto contaminado), leptospirose (transmissão por água contaminada com urina), sífilis, gonorreia (transmissão por contato sexual).
• protozoários - amebíase (transmissão por alimento contaminado), doença de Chagas (transmissão por barbeiros), leishmaniose, malária (transmissão por mosquito), tricomoníase (transmissão por contato sexual).
• verminoses - teníase (platelminto, transmissão por ingestão de carne malpassada), esquistossomose (platelminto, transmissão por água contaminada), ascaridíase (nematelmintos - transmissão por água, solo ou diretamente). (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)
O agente causador e seu principal modo de contágio estão representados na opção:
a) Rotavírus – ingestão de água e alimentos contaminados. O rotavírus é causador das doenças diarreicas agudas, e não da leptospirose. Incorreta.
b) Protozoário – picada de fêmea de mosquito infectado. Os protozoários são causadores de doenças como malária e leishmaniose (por ficada de mosquito). Incorreta.
c) Bactéria – contato com urina de animal portador. A bactéria é causadora da leptospirose, a partir de contato com a urina de animal portador da doença. CORRETA.
d) Nematódeo – contato direto com a água contendo larvas. Os nematódeos (vermes) causam doenças como ascaridíase, por contato com água, solo ou diretamente com um portador. Incorreta.
e) Fungo – inalação de esporos presentes no ar. Os fungos podem causar doenças como candidíase, frieira e pano branco, geralmente se desenvolvem em local quente e úmido, podendo ser transmitido de diversos modos (andar descalço, não secar pele corretamente, usar tecido sintético, inalar esporos no ar). Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.