O texto da questão traz um trecho divulgado pelo Ministério da Saúde informando sobre a distribuição de pílulas anticoncepcionais e injetáveis, preventivos masculinos e femininos, e o diafragma para prevenção de gravidez. Também informa sobre a disponibilização para adolescentes, e que alguns métodos podem se adequar melhor do que outros para cada pessoa. São apresentadas três afirmativas sobre métodos contraceptivos, e pede-se que avalie se são verdadeiras ou falsas.
Os métodos contraceptivos podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos. Os métodos comportamentais são mudanças no comportamento sexual (tabela, coito interrompido). Os métodos hormonais são medicamentos que evitam a ovulação ou dificultam a passagem de espermatozoides (anticoncepcionais). Os métodos de barreira impedem a chegada do espermatozoide ao óvulo, são barreiras mecânicas (diafragma e camisinha). Os dispositivos intrauterinos impedem a chegada dos espermatozoides até as tubas uterinas (DIU). Os métodos definitivos são cirurgias que esterilizam a mulher ou homem (ligadura de trompas e vasectomia). A camisinha é o único método anticoncepcional que protege de gravidez não desejada, e de ISTs ao mesmo tempo. A contraindicação para os adolescentes é de ligadura das trompas, vasectomia, métodos de tabela, minipílula e injeção trimestral. (Brasil, Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar. Brasília: Ed. MS, 4ª edição, 2002)
Analisando as afirmativas sobre os métodos: (F) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona. A lei 9.263 de 1997 regulamenta que apenas homens com mais de vinte e cinco anos de idade, ou com dois filhos vivos pelo menos, podem fazer a vasectomia. A produção de testosterona não é afetada, pois a vasectomia apenas bloqueia o caminho dos espermatozoides. Falsa.
(F) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os preservativos masculinos e femininos previnem a gravidez e de ISTs, porém o diafragma previne a gravidez, mas não protege de todas as ISTs. Falsa.
(V) Os métodos comportamentais dependem da auto-observação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais. Esses métodos são técnicas para obter ou evitar a gravidez mediante observação de sinais e sintomas ao longo do ciclo menstrual, e não apresenta efeito colateral. Verdadeira.
Então, podemos afirmar que a alternativa correta é:
a) F – V – F. A segunda afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta.
b) F – V – V. A segunda afirmativa é falsa. Incorreta.
c) V – F – F. A primeira afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta.
d) V – V – F. A primeira e a segunda afirmativas são falsas, e a terceira verdadeira. Incorreta.
e) F – F – V. As duas primeiras são falsas, e a terceira verdadeira. CORRETA.
Gabarito do professor: Letra E.