SóProvas


ID
3276634
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A página do Ministério da Saúde informa que “o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a pílula combinada, a anticoncepção de emergência, a minipílula, a anticoncepcional injetável mensal e trimestral e o diafragma, assim como preservativo feminino e masculino para a prevenção da gravidez (...).


Os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS podem ser disponibilizados para adolescentes conforme as especificidades de suas condições individuais. Porém, vale ressaltar que alguns métodos são mais adequados que outros, nessa fase da vida, o que não impede os adolescentes de serem atendidos e informados mesmo que desacompanhados dos pais ou responsáveis.”

(http://portalms.saude.gov.br/artigos/826-adolescentes-e-jovens/40806-orientacoes-sobre-os-metodos-contraceptivos. Acesso em 13/05/2019)


Com relação aos diversos métodos contraceptivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona.

( ) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

( ) Os métodos comportamentais dependem da auto-observação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

    F – F – V.

  • O texto da questão traz um trecho divulgado pelo Ministério da Saúde informando sobre a distribuição de pílulas anticoncepcionais e injetáveis, preventivos masculinos e femininos, e o diafragma para prevenção de gravidez. Também informa sobre a disponibilização para adolescentes, e que alguns métodos podem se adequar melhor do que outros para cada pessoa. São apresentadas três afirmativas sobre métodos contraceptivos, e pede-se que avalie se são verdadeiras ou falsas. 

    Os métodos contraceptivos podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos. Os métodos comportamentais são mudanças no comportamento sexual (tabela, coito interrompido). Os métodos hormonais são medicamentos que evitam a ovulação ou dificultam a passagem de espermatozoides (anticoncepcionais). Os métodos de barreira impedem a chegada do espermatozoide ao óvulo, são barreiras mecânicas (diafragma e camisinha). Os dispositivos intrauterinos impedem a chegada dos espermatozoides até as tubas uterinas (DIU). Os métodos definitivos são cirurgias que esterilizam a mulher ou homem (ligadura de trompas e vasectomia). A camisinha é o único método anticoncepcional que protege de gravidez não desejada, e de ISTs ao mesmo tempo. A contraindicação para os adolescentes é de ligadura das trompas, vasectomia, métodos de tabela, minipílula e injeção trimestral. (Brasil, Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar. Brasília: Ed. MS, 4ª edição, 2002)


    Analisando as afirmativas sobre os métodos: 
    (F) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona. A lei 9.263 de 1997 regulamenta que apenas homens com mais de vinte e cinco anos de idade, ou com dois filhos vivos pelo menos, podem fazer a vasectomia. A produção de testosterona não é afetada, pois a vasectomia apenas bloqueia o caminho dos espermatozoides. Falsa

    (F) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os preservativos masculinos e femininos previnem a gravidez e de ISTs, porém o diafragma previne a gravidez, mas não protege de todas as ISTs. Falsa

    (V) Os métodos comportamentais dependem da auto-observação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais. Esses métodos são técnicas para obter ou evitar a gravidez mediante observação de sinais e sintomas ao longo do ciclo menstrual, e não apresenta efeito colateral. Verdadeira.

    Então, podemos afirmar que a alternativa correta é:
    a) F – V – F. A segunda afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta.
    b) F – V – V. A segunda afirmativa é falsa. Incorreta.
    c) V – F – F. A primeira afirmativa é falsa, e a terceira verdadeira. Incorreta
    d) V – V – F. A primeira e a segunda afirmativas são falsas, e a terceira verdadeira. Incorreta.
    e) F – F – V. As duas primeiras são falsas, e a terceira verdadeira. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • A vasectomia é uma secção do canal deferente, já a testosterona é um hormônio produzido nos testículos. Assim um homem vasectomizado continua produzindo testosterona.

    O diafragma faz parte da respiração.

  • Vasectomia não causa nenhum efeito colateral, muito menos reduz a produção de testosterona, nem em jovens, nem em adultos, nem em idosos.

    Diafragma, apesar de ser um método de barreira eficaz contra gravidez, não protege contra ISTs.

  • Os métodos comportamentais funcionam com base na abstinência sexual periódica.

    Isto é, para utilizar esses métodos a mulher precisa aprender a identificar o início e o fim do período fértil do seu ciclo menstrual, dessa forma o casal pode aprender a evitar a gravidez. Ou seja, tais métodos que requerem a cooperação de ambos os parceiros.

  • O preservativo é ótimo para evitar ISTs, mas tem 20% de falha para evitar gravidez.

    O diafragma não evita ISTs, mas tem 15% de falha (um pouco mais seguro do q o preservativo) para evitar a gravidez.

    O ideal é associar esses dois caso a mulher não queira modificar seus níveis hormonais via anticoncepcional.