SóProvas


ID
3276646
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma aula prática, a professora separou um siri, uma caranguejeira e um gafanhoto e pediu que seus alunos os observassem com atenção.


Com a ajuda do livro didático, eles deviam completar um quadro comparativo entre três grupos do filo Arthopoda: crustáceos, insetos e aracnídeos.

No quadro, entre outras características da anatomia externa, ela pediu que seus alunos diferenciassem os três em relação à presença de antenas e de quelíceras. 


Assinale a opção que indica a resposta correta dos alunos.

Alternativas
Comentários
  • A questão explica uma aula prática, onde foram apresentados um siri (crustáceo), uma caranguejeira (aracnídeo) e um gafanhoto (inseto), animais pertencentes ao filo dos artrópodes, e foi solicitado aos alunos que diferenciassem a presença de antenas e quelíceras entre eles. 
    Os artrópodes constituem o filo das classes insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. 
    Os crustáceos possuem um corpo dividido em cefalotórax e abdome, apresentam dois pares de antenas, apêndices articulados, três pares de maxilípedes (para alimento) e cinco pares de pernas. Os aracnídeos possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome, um par de quelíceras, quatro pares de pernas e não apresentam antenas ou mandíbulas. Os insetos possuem um corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, apresentam três pares de pernas e um par de antenas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A opção correta em relação a anatomia externa desses artrópodes é: 
    a) Os insetos têm um par de antenas e têm quelíceras; os crustáceos têm dois pares de antenas e têm quelíceras; e os aracnídeos não têm antenas, mas têm quelíceras. Os insetos possuem um par de antenas, mas não apresentam quelíceras; os crustáceos possuem dois pares de antenas mas não possuem quelíceras; os aracnídeos não tem antenas e tem quelíceras. Incorreta

    b) Os insetos têm um par de antenas e não têm quelíceras; os crustáceos têm dois pares de antenas e não têm quelíceras; e os aracnídeos não têm antenas, mas têm quelíceras. CORRETA.

    c) Os insetos têm um par de antenas e não têm quelíceras; os crustáceos têm um par de antenas e têm quelíceras; e os aracnídeos não têm antenas, mas têm quelíceras. Os insetos possuem um par de antenas sem quelíceras; os crustáceos possuem DOIS pares de antenas e não tem quelíceras; os aracnídeos não tem antenas, e tem quelíceras. Incorreta

    dOs insetos têm um par de antenas e não têm quelíceras; os crustáceos têm dois pares de antenas e não têm quelíceras; e os aracnídeos têm um par de antenas e têm quelíceras. Os insetos possuem um par de antenas sem quelíceras; os crustáceos possuem dois pares de antenas sem quelíceras; os aracnídeos não possuem antenas e tem quelíceras. Incorreta.

    e) Os insetos têm dois pares de antenas e não têm quelíceras; os crustáceos têm dois pares de antenas e têm quelíceras; e os aracnídeos têm um par de antenas e têm quelíceras. Os insetos possuem um par de antenas sem quelíceras; os crustáceos possuem dois pares de antenas mas sem quelíceras; os aracnídeos não possuem antenas e tem quelíceras. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • As quelíceras dos aracnídeos são apêndices cortantes utilizados na alimentação. A maioria dos aracnídeos é carnívora. Os carrapatos, por exemplo, são parasitas do sangue de vertebrados.

  • Os crustáceos são os únicos artrópodos a possuírem quatro antenas.