O texto da questão fala sobre uma aula de campo, onde um aluno encontrou uma bolha translúcida e o professor informou detalhes importantes sobre o animal: sem espículas, sem espinhos, não segmentado, sem casca e sem esqueleto (interno ou externo), apresentando cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Essas características são suficientes para responder o filo do animal.
Os animais vertebrados são os que possuem, ao menos em uma fase da vida, notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais, e os animais invertebrados não apresentam essas características em nenhuma fase da vida. Vários filos pertencem ao grupo dos invertebrados, os principais são:
- poríferos: esponjas, animais aquáticos fixos, não há sistema nervoso, circulatório e excretor. Possuem sustentação por espículas de calcário e digestão intracelular.
- cnidários: seres aquáticos (corais, águas-vivas, anêmonas), podem ser pólipos ou de vida livre. Possuem cavidade gastrovascular que produzem enzimas para digestão, o sistema nervoso é difuso (primitivo) e não possuem esqueleto interno nem externo.
- platelmintos: vermes de corpo achatado (planárias, solitárias) que apresentam sistema nervoso de gânglios nervosos. Não há sistema circulatório nem respiratório, mas a excreção é realizada por protonefrídios.
- nematelmintos: vermes de corpo cilíndrico e afilado, muitos são parasitas. Apresentam tubo digestório completo e sistema excretor em tubos. O sistema nervoso é formado por um anel em torno do esôfago.
- anelídeos: corpo segmentado em anéis (minhocas, sanguessugas e vermes marinhos), com repetição externa e interna dos anéis. Tubo digestório completo, digestão extracelular e sistema circulatório fechado.
- artrópodes: animais com exoesqueleto de quitina, com cabeça, tórax e abdome e apêndices articulados (insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes). Sistema circulatório aberto, sistema nervoso ventral e sistema respiratório traqueal.
- moluscos: animais de corpo mole não segmentado (caramujo, lesmas, polvos), alguns com estrutura rígida. Respiração branquial em formas aquáticas, e cutânea em formas terrestres. Apresentam sistema circulatório, e o sistema nervoso é ganglionar.
- equinodermas: animais marinhos com endoesqueleto (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiúro) de placas calcárias com espinhos. Apresentam sistema respiratório, circulatório e nervoso e tubo digestório completo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Os alunos então, responderam que o animal pertence ao filo:a) Porifera. As esponjas possuem espículas calcárias de sustentação, e não possuem sistema nervoso. Incorreta.
b) Cnidaria. Não possuem espículas, nem espinhos, não apresentam o corpo segmentado, nem casca nem esqueleto, possuem cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. CORRETA.
c) Platyhelminthes. Os vermes apresentam sistema nervoso de gânglios nervosos. Incorreta.
d) Mollusca. Esses animais possuem sistema nervoso ganglionar, e alguns podem apresentar estrutura rígida (concha) que corresponde a um exoesqueleto. Incorreta.
e) Echinodermata. Esse filo possui endoesqueleto (esqueleto interno) e espinhos, apresentando sistema nervoso pouco desenvolvido. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.