SóProvas



Questões de Esponjas e Cnidários


ID
716173
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As esponjas são animais macios e flexíveis, dotados de poros por todo o corpo e pertencentes ao filo Porífera. Com relação aos poríferos assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Poríferos podem se reproduzir por fecundação (com desenvolvimento indireto, pois podem possuir estágio larval), brotamento, gemulação ou regeneração. Ou seja, podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente.

    Porfíferos apresentam ENDOESQUELETO que pode ser de calcário ou sílica.

    As células localizadas na cavidade interna responsáveis pela absorção do alimento são os COANÓCITOS.

  • Os poríferos são seres primitivos de nenhuma mobilidade, a maioria é de origem marinha, mas apresentam alguns em águas doces, este grupo não apresentam tecidos verdadeiros, nem órgãos , nem sistemas

    LETRA E

    APMBB

  • GABARITO - E

    Os poríferos não possuem tecido verdadeiro, e são muito primitivos, o que não possibilita os mesmos de realizaram digestão extracelular.

    CAVEIRA!


ID
795943
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As águas vivas, são representantes do Filo Cnidária e são conhecidas por possuir peçonha para matar 50 homens
adultos em apenas um espécime. Sobre esses seres é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As águas vivas apresentam coroas de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto. 


ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
1023271
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de corais são formados por colônias de animais providos de um esqueleto que protege um grande número de pólipos. Os animais presentes nos corais pertencem ao mesmo filo que:

Alternativas

ID
1096546
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recifes de corais são estruturas que existem em vários locais da costa brasileira, inclusive em Alagoas. Essa estrutura é formada por um grupo de animais sésseis (os cnidários) e seus esqueletos, que abrigam muitos outros seres vivos (algas, poríferos, peixes, moluscos, crustáceos etc.) e formam um dos ambientes com maior diversidade biológica do planeta.

Os esqueletos dos cnidários dos recifes de corais são formados.

Alternativas
Comentários
  • CORAIS são animais cnidários da classe Anthozoa, que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe. Os indivíduos adultos são pólipos individuais ou coloniais e encontram-se em todos os oceanos.1 Os corais podem constituir colônias coloridas e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade.

    O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa de Queensland, Austrália, que é considerado o maior indivíduo vivo da Terra. A maioria das espécies de coral que constroem recifes desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega. Quase todos os antozoários formam colônias, que podem chegar a tamanhos consideráveis (os recifes), mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários, presos ao substrato.

    Os pólipos têm a forma de um saco (o celêntero) e uma coroa de tentáculos com cnidócitos (células urticantes) na abertura, que se chama arquêntero. Os ANTOZOÁRIOS NÃO TÊM verdadeiros sistemas de órgãos: nem sistema digestivo nem sistema circulatório, nem sistema excretor, uma vez que todas as trocas de gases e fluidos se dão no celêntero, uma vez que a água entra e sai do corpo do animal através de correntes provocadas pelos cílios das células da parede da faringe.

  • Corais = Carbonato de Cálcio.


ID
1103986
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recifes biológicos são imensas formações marinhas construídas por organismos capazes de produzir calcário ou sílica, principalmente corais, esponjas, briozoários, foraminíferos, moluscos e algas. Os recifes são muito importantes para o ecossistema marinho por abrigarem uma enorme biodiversidade.

Sobre animais formadores de recifes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra E

    medusas pertencem ao filo cnidaria, assim como as águas vivas

    letra D

    moluscos são triblasticos, os unicos qu são diblasticos são os cnidarios(agua viva)

    letra C

    esponjas pertencem ao filo porífera

    letra B

    esponjas não possuem tecido (são ablásticos), nem sistema digestivo, ela faz filtração

    letra A

    GABARITO


ID
1516462
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em diversos animais, o desenvolvimento da blástula leva ao estágio embrionário denominado gástrula. Neste momento diferenciam-se os folhetos germinativos. Entre os animais citados a seguir, é diblástico:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Cnidário.

  • São os 2 animais mais simples q existem- os cnidarios...

  • Lembrando que o porífero é parazoário, não possui tecido verdadeiro.


ID
1540447
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assistindo a um filme sobre animais, os alunos descobriram que todos os representantes dos poríferos são aquáticos, sendo a maioria marinhos. Apresentam forma, cores e tamanhos variados. Em relação à sua reprodução, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • PORÍFEROS: Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.

    Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ses encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.


    A REPRODUÇÃO dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.

    Assexuada: - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração. Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.

    Sexuada:. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.


    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php

  • Na reprodução sexuada, a maioria das esponjas é monoica (há células sexuais femininas e masculinas em um único indivíduo).Algumas vezes, os espermatozoides surgem da transformação dos coanócitos. Nas Calcarea e, pelo menos, em algumas Demospongiae, os oócitos também se desenvolvem de coanócitos; em outras Demospongiae,os gametas aparentemente são derivados dos arqueócitos. A maioria das esponjas é vivípara; depois da fertilização, o zigoto é retido e recebe nutrientes da esponja parental até que uma larva ciliada seja liberada. Nessas esponjas, os espermatozoides são liberados na água por um indivíduo e são capturados pelo sistema de canal de um outro indivíduo. Os coanócitos deste último indivíduo fagocitam o espermatozoide; então os coanócitos transformam-se em células portadoras, as quais levam o espermatozoide através do meso-hilo até os oócitos. Outras esponjas são ovíparas e tanto os oócitos como os espermatozoides são expelidos na água ao redor. A larva livre-nadante da maioria das esponjas é uma parenquímula de corpo sólido, embora existam seis outros tipos larvais, e algumas esponjas apresentam desenvolvimento direto. As células flageladas da parenquímula, dirigidas para o exterior, migram para o interior quando a larva assenta e se tornam os coanócitos nas câmaras flageladas.

    Fonte: HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia16. ed. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

  • As esponjas são o primeiro grupo de animais porque são os primeiros seres a atingirem o estágio de blástula. Sua reprodução pode ser assexuada por brotamento ou sexuada com a formação de uma larva trocófora que se fixa em regiões diferentes do parentais.

    Alternativa B.


ID
1545805
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As anomalias cromossômicas podem ser tanto numéricas quanto estruturais, afetando cromossomos sexuais, um ou mais autossomos ou, em alguns casos, os dois tipos de cromossomos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item A: ERRADO

    Pseudohermafroditismo masculino (PHM) – aqui o cariótipo é 46,XY, desenvolveram-se testículos bilaterais mas algum, ou alguns, dos passos necessários para completar a diferenciação da genitália externa não ocorreu de forma adequada e chegamos a uma ambigüidade. Alguns autores definem o quadro pela presença de testículos + genitália externa ambígua; outros, presença de cariótipo 46,XY com genitália externa ambígua. Como o homem XX seria a exceção (46,XX + testículos) mas já o colocamos no grupo dos distúrbios da determinação gonadal, poderemos adotar uma definição eclética, em que PHM é um indivíduo com ambigüidade de sua genitália externa, em presença de testículos e cariótipo 46,XY.

    Pseudohermafroditismo feminino (PHF) – neste caso, ocorre virilização de um feto programado para evoluir para o sexo feminino: a genitália externa é ambígua, em presença de ovários e de um cariótipo 46,XX. A grande etiologia dos PHF são as hiperplasias congênitas de supra-renais e que, nas formas perdedoras de sal, constituem-se em uma situação de risco de vida.

    Item B: ERRADO

    Tipos de Trissomia do 21 ou Síndrome de Down : O número de cromossomos presente nas células de uma pessoa é 46 (23 do pai e 23 da mãe), dispondo em pares, somando 23 pares. Em 1958, o geneticista Jérôme Lejeune verificou que no caso da Síndrome de Down há um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos e este cromossomo a mais se ligava ao par 21. Então surgiu o termo Trissomia do 21 que é o resultado da não disjunção primária, que pode ocorrer em ambas as divisões meióticas e em ambos os pais. O processo que ocorre na célula é identificado por um não pareamento dos cromossomos de forma apropriadas para os pólos na fase denominada anáfase, por isso um dos gametas receberá dois cromossomos 21 e o outro nenhum.

    Item C: CORRETO

    Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Miado de Gato): Esta Síndrome recebe esse nome pelo fato de seus portadores possuírem um choro semelhante ao miado agudo de um gato. Esta síndrome é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção parcial (quebra) do braço curto do cromossomo 5, apresentando um cariótipo 46, XX, 5p- e 46, XY, 5p-. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos). A estimativa é que esta síndrome afeta cerca de 1 em 50.000 casos de crianças nascidas no mundo, e 1% dos indivíduos com retardamento mental.

  • Item D: ERRADO

    Síndrome de Klinefelter ocorre quando uma pessoa do sexo masculino apresenta um cromossomo X a mais. Pode parecer pouco, mas a alteração da genética clássica desses indivíduos, que é formada por um cromossomo X e um Y, pode levar a alguns problemas mais complexos e que acompanham a pessoa por toda a vida. Por causa da presença de um X a mais na genética sexual, a síndrome de Klinefelter é, muitas vezes, designada como síndrome 47 ou XXY.

    Todos os seres humanos possuem 46 cromossomos. Entre eles, há 2 cromossomos sexuais que determinam o órgão sexual do indivíduo. Pessoas que nascem com vagina normalmente possuem dois cromossomos X (XX). Já pessoas que nascem com pênis normalmente possuem um X e um Y (XY).

    Item E: ERRADO

    Síndrome de Turner: A síndrome de Turner é bastante rara e ao contrário da síndrome de Klinefelter afeta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X.

    A ST ocorre em apenas 1 mulhere entre 3.000 nascimentos, devido ao grande número de abortos que chega ao índice de 90-97,5%). O surgimento da sindrome pode surgir quando esta ausente o cromossomo x paterno no espermatozóide. As meninas com esta Síndrome são identificadas ao nascimento, ou antes, da puberdade por suas características fenotípicas distintivas. A constituição cromossômica mais freqüente é 45, X sem um segundo cromossomo sexual, X ou Y.

  • a síndrome de klinefelter pode  apresentar outros cariótipos além do XXY. podem ser XXXY, XXXXY, etc


ID
1573513
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estudo dos diversos filos animais, desde os basais até os mais derivados, revela que diversas inovações morfofisiológicas foram surgindo na escala zoológica, tornando os animais mais complexos e colaborando com a adaptação destes seres vivos aos mais variados ambientes. O surgimento das células nervosas, propiciou a percepção de estímulos provenientes do meio ambiente, sendo fundamental na defesa contra predadores e na captura de alimentos. Em qual dos filos animais elencados a seguir surgiram, pela primeira vez, as células nervosas?

Alternativas
Comentários
  • Cnidários 


    http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Cnidaria/Celulas.htm
  • Os cnidários, ou celenterados, são os primeiros animais a apresentar ramificações nervosas, que diferem dos dendritos e axônios dos neurônios, que se encontram dispostos de modo difuso pelo corpo.

    fonte: https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cnidarios/


ID
1605169
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário.

Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.


As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Olá! Os poríferos são seres simples e que se alimentam através da filtração de matéria orgânica da água. Em sua composição, eles possuem estruturas chamadas de espículas, que nada mais são do que pequenas projeções na superfície externa da esponja e que ajudam em sua defesa e na filtração da água.

      Geralmente, essas espículas são formadas por carbonato de cálcio, que é o caso da maioria dos espongiários, ou por sílica, que é o caso das esponjas de vidro citadas no enunciado, formando espículas mais duras e resistentes.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13359215#readmore


ID
1612972
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os animais, em geral, são divididos em invertebrados e vertebrados. O que os difere é a presença ou a ausência de espinha dorsal e caixa craniana. A divisão é feita apenas para facilitar o estudo dos animais. Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.

Analise a seguinte caracterização: “Animal com cnidócito em grande quantidade nos tentáculos; quando é tocado, lança fora o nematocisto, liberando líquido urticante, que pode provocar sérias queimaduras no homem.”


Esse animal pertence aos

Alternativas
Comentários
  • Um outro nome dado ao filo Cnidária e menos utilizado é Coelenterata ou Celenterados, esse nome é dado aos animais de simetria radial. Fonte: Hickman et. al. Princípios Integrados de Zoologia.

  • b) celenterados.

    Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, mantida nos demais animais.

    www.sobiologia.com.br

  • O nome Celenterados não se deve utilizar mais, pois abrange um grupo parafilético (reunido por dois taxons diferentes). De tal modo que na classificação atual tem-se os Cnidários e os Ctenóforos.


ID
1612975
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água.


A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução

Alternativas
Comentários
  • A hidra é um animal invertebrado pequeno, que habita locais de água doce e limpa. A hidra faz parte do filo Cnidária e da classe Hydrozoa.

    A reprodução das hidras também pode ser sexuada.

    A hidra é hermafrodita. Alguns testículos e apenas um ovário são formados, principalmente em épocas desfavoráveis do ano, a partir de células indiferenciadas existentes no corpo.

    https://www.todabiologia.com/zoologia/hidra.htm

    www.sobiologia.com.br

     


ID
1737991
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.

Alternativas
Comentários
  • Os seres vivos são classificados conforme suas principais características. Os cordados são os animais que apresentam notocorda (estrutura de sustentação da cabeça à cauda), cordão neural dorsal e fendas branquiais na faringe em pelo menos uma fase da vida. Os vertebrados são um subfilo dos cordados, com esqueleto interno, coluna vertebral, cérebro e medula espinhal. Os invertebrados não apresentam essas características em nenhuma fase da vida e pertencem a vários filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermas.
    Os cnidários são seres aquáticos que podem ser pólipos, presos em substrato ou medusas, de vida livre. Não possuem ânus, eliminam os resíduos orgânicos pela mesma abertura da boca e apresentam uma rede de células nervosas e urticantes venenosas (nematocistos) que funcionam como armas de defesa e captura de alimentos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas a respeito das características dos cnidários:
    a) Características dos poríferos: São animais que não possuem tecidos definidos, nem órgãos e sistemas. Apresentam orifícios em todo o corpo, pelos quais a água penetra. O interior do corpo forma uma cavidade chamada de átrio, que é revestida por células denominadas coanócitos. São exclusivamente aquáticos. Incorreta.
    b) Características dos platelmintos: Apresentam o corpo achatado dorsoventralmente. Possuem um tubo digestório incompleto, com apenas uma abertura: a boca, por onde ingerem os alimentos e eliminam as fezes. Alguns vivem adaptados à vida parasitária e não apresentam o tubo digestório. Incorreta.
    c) Corpo com uma abertura única: a boca, que fica em contato com uma cavidade gastrovascular. Apresenta, dentre as células epidérmicas, células especializadas com uma cápsula, o nematocisto, que contém líquido urticante e auxilia na obtenção de alimentos. Correta.
    d) Características dos moluscos: São animais de corpo mole; dividido em cabeça, massa visceral e pé; geralmente protegido por uma concha calcária. A massa visceral é recoberta pelo manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária.  Incorreta.
    e)  Características dos nematelmintos: São animais de corpo longo e cilíndrico, afilado nas extremidades. Possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Muitas espécies são de vida livre, vivendo em ambientes aquáticos ou terrestres, e muitas são de vida parasitária. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letras C. 


ID
1982074
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a histologia dos cnidários, analise as afirmativas baseadas primariamente nas hidras e tipos celulares encontrados em sua epiderme.
I. Células epiteliomusculares são um pouco colunares em forma, com base repousando contra a mesogleia, e a extremidade distal ligeiramente expandida, formando a maior parte da superfície epidérmica.
II. Células intersticiais localizam‐se por toda a epiderme e alojam‐se entre ou invaginados no interior das células epiteliomusculares.
III. Cnidócitos são pequenas e redondas com núcleo relativamente grande; estão localizadas por baixo da superfície epidérmica e enfiadas entre as células epiteliomusculares.
IV. Células receptoras e nervosas são alongadas, orientadas em ângulos retos em relação à superfície epidérmica.  
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • http://simbiotica.org/cnidaria.htm

  • To acompanhando as perguntas dessa prova e, vo te fala, abusaram até demais kkkkk

  • Fui pela lógica. Esses animais apresentam um sistema nervoso difuso e por isso precisam de células nervosas alongadas e orientadas em direção à superfície epidérmica. As células epiteliomusculares estão reconhecidamente ocupando boa parte da epiderme.

    As células intersticiais são como células troncos


ID
1982101
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fisiologia de uma esponja depende enormemente da corrente de água que flui através do seu corpo. Por meio da regulação do tamanho do ósculo e do fechamento dos óstios, o animal pode controlar a taxa de fluxo ou mesmo pará‐la. Em algumas espécies da classe Demospongiae, o controle do ósculo é facilitado por um tipo de célula mesoílica chamada:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Miócitos são células contráteis, fusiformes e agrupadas de maneira concêntrica para o controle de vazão no óstio.


ID
2103169
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Invertebrados como, por exemplo, borboletas, planárias, esponjas, minhocas, baratas, hidras, lombrigas e mosquitos podem ser agrupados de acordo com características relativas à excreção.
Quais dos referidos animais eliminam os produtos de excreção exclusivamente por difusão simples?

Alternativas
Comentários
  • b) Esponjas e hidras.

  • Excreção (sem sistema) – a eliminação dos excretas (amônia) ocorre por difusão entre as células e a água, individualmente. Não acumula excretas.

    Fonte: https://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/

  • A - Borboletas (tem túbulos de Malpighi) e minhocas (nefrídeos segmentares).

    B - Esponjas e hidras. Gabarito

    C - Lombrigas (túbulos em H) e baratas (túbulos de Malpighi).

    D - Mosquitos (Túbulos de Malpighi) e planárias (protonefrídeos; com a famosa célula-flama).


ID
2103172
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o seguinte trecho.
“[...] sendo completamente sésseis esses animais podem parecer alvos imóveis para predadores, mas são relativamente imunes aos ataques casuais, sendo protegidos por substâncias químicas tóxicas ou desagradáveis ao tato e paladar. O processo real de ingestão desses indivíduos pode ser semelhante ao de se tentar comer fibra de vidro ou uma bola de borracha”.
(BARNES; CALOW; OLIVE; GOLDING & SPICER, 2008. Adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o grupo a que pertence o animal descrito no trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Algumas espécies de poríferos produzem substâncias tóxicas para afugentar seus predadores, e muitas dessas substâncias tóxicas estão sendo pesquisadas por estudiosos, uma vez que contêm propriedades importantes na fabricação de antibióticos e anti-inflamatórios.

    fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/poriferos.htm


ID
2103178
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A hidra, muitas vezes, é usada no ensino como exemplo de cnidário hidróide. De alguma forma, isto é infeliz, porque hidra é um pólipo diferente em muitos aspectos”.
(BARNES; CALOW; OLIVE; GOLDING & SPICER, 2008, p.56).
Qual aspecto difere as Hydras do outro tipo de cnidário referido no texto?

Alternativas
Comentários
  • C- Ser de vida solitária.

  • Existem grupos de vida solitária, isso é exceção aos Pólipos. Em regra a vida é em grupo formando colônias.

    http://www3.ufpe.br/gpa/images/documentos/BiologiadeCnidaria/filo%20cnidaria%20aula%201-3.pdf

  • Os pólipos são muito mais diversos que as medusas, em grande medida por sua capacidade de reprodução assexual e a formação de colônias. 

    Além de existirem variações na formas, as medusas são muito menos diversas que os pólipos sendo muito mais fácil generalizar em quanto a sua anatomia. A relativa uniformidade nas medusas pode se dever a seus similares hábitos de vida livre nadador e a sua incapacidade para formar colônias por reprodução assexuada.

    As diferencias anatômicas mais marcantes entre o pólipo e a medusa estão associadas a seus diferentes estilos de vida.

    fonte: http://www3.ufpe.br/gpa/images/documentos/BiologiadeCnidaria/Apoio/biologia%20e%20ecologia.pdf


ID
2116573
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Porquê as outras alternativas estão incorretas?

  • Os poríferos são animais invertebrados, multicelulares mas com organização primitiva. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas celulares, uma externa constituída por células achatadas chamadas pinacócitos, e uma interna constituída por células flageladas chamadas de coanócitos. Os poríferos possuem porócitos, células especializadas por onde entram água, oxigênio e partículas alimentares. Entre as duas camadas, se movem os amebócitos, estruturas celulares sem forma definida. O esqueleto pode ser redes de fibras proteicas ou espículas de calcário. A reprodução pode ser de forma assexuada, por fragmentação ou brotamento, ou de forma sexuada, com desenvolvimento indireto (larva). (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)



    a) os coanócitos são a parede interna das esponjas, e elas não possuem sistema nervoso. Incorreta.
    b) as esponjas que não possuem espículas em seu esqueleto apresentam uma rede de espongina bem desenvolvida. Correta.
    c) os amebócitos são células sem forma corporal definida, entre as duas camadas da esponja. Incorreta.
    d) os poríferos se reproduzem por fragmentação, brotamento ou por desenvolvimento indireto (larva). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • A) Poríferos, apesar de pluricelulares, são animais muito primitivos. Não têm tecidos, órgão ou sistemas. Suas funções básicas executam-se por células especiais , que apresentam certo grau de independência, pois não apresentam sistema nervoso.

    C) Amebócitos , são participantes do processo digestivo do animal por terem capacidade fagocitária. Os pinacócitos formam uma camada fina na superfície externa- parede corporal.

    D) Poríferos reproduzem-se de forma assexuada- por gemiparidade ou brotamento, ou por gemulação- e sexuada.

    Em razão da primitividade, têm grande capacidade de regeneração, podendo ser considerado como uma forma de reprodução assexuada.

    Na reprodução sexuada, algumas esponjas são dioicas e outra, a maioria, monoicas ou hermafroditas. Estruturam gametas, mas não possuem gônadas. Esses espermatozoides e óvulos formam-se pelos coanócitos ou por arqueócitos. Realizam fecundação interna ou externa e têm desenvolvimento indireto. Formam a larva ciliada livre-nadante denominada de parenquímula.

  • Fui por eliminação

    A) as esponjas não contem sistema nervoso nem endócrino

    C) as células que revestem o tecido externo são os Pinacócitas

    D)Os poríferos se reproduzem assexuadamente e sexuadamente, sendo aquele por gemulação, regeneração e brotamento

    Logo sobra a letra B

    APMBB


ID
2182726
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema circulatório tem como função fazer com que o sangue circule pelo organismo do animal, levando nutrientes para as diferentes células. Assinale a alternativa que indica um filo do reino animal que não apresenta sistema circulatório.

Alternativas
Comentários
  • Os cnidários não apresentam sistema circulatório, digestório e respiratório

    GAB D

  • GABARITO - D

    Os Cnidários representam basicamente a 2° fase evolutiva do reino animal (depois dos poríferos), o que demonstra uma maior primitividade. Logicamente, não possuíam sistema circulatório.

    CAVEIRA!


ID
2244382
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino animal é composto por indivíduos multicelulares, heterótrofos, eucariotos e com desenvolvimento embrionário pelo menos até a fase de blástula. Como a diversidade desse reino é imensa, é possível dividi-lo em filos ou ramos. Suponha que um pesquisador queira encontrar um determinado animal ou grupo de animais utilizando palavras ou termos chaves. Para facilitar a busca, ele poderia utilizar

Alternativas
Comentários
  • Os poríferos pertencem ao sub-reino parazoa e apresentam os coanócitos que são células que realizam fagocitose e permite o fluxo de água.

  • Questão difícil!!

    a) Correta. Coanócitos – células flageladas com uma expansão membranosa em forma de colarinho, que revestem o espongiocélio e outras câmaras vibráteis internas das esponjas.

    Parazoários (sub-reino Parazoa), representada pelos poríferos (esponjas do mar).

    Ambos aspectos se conectam com as esponjas do mar.

    Incorretas:

    b) Segmentação é a divisão do zigoto também chamado de clivagem. Não se restringe a invertebrados. Você que é um vertebrado um dia passou por isto.

    c) Celoma é formada por tecidos derivados da mesoderme. Esquizocelomados é quando o celoma é formado pelas células laterais já formadas da própria mesoderme.

    A cavidade formada pela invaginação da blástula se chama arquêntero e a sua abertura se chama blastóporo. O arquêntero dá origem ao interior do tubo digestório e o blastóporo origina a boca (nos animais protostomados) ou o ânus (nos animais deuterostomados).

    Os Nematódeos são protostômios, mas não tem celoma sendo pseudocelomados.

    d) Os artrópodes tem exoesqueleto quitinoso e são esquizocelomados e não enterocelomados.

    e) Poríferos não são diblásticos nem triblásticos, pois não possuem folhetos de formação, portanto também não entraram na classificação de celomados. Cnidários são diblásticos, portanto não possuem celoma.

  • As esponjas ( Poríferos ) não tem tecido definidos, por isso são chamadas de Parazoa e também possui uma célula, que é especializada na movimentação dos cílios, denominada COANÓCITO.

    LETRA A

    APMBB


ID
2423263
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as principais características do filo Porifera.

Alternativas
Comentários
  • C- Ausência de tecidos verdadeiros, células totipotentes e a célula flagelada característica é o coanócito

  • A) Presença de membrana basal em todas as classes (ausente nas esponjas) e célula flagelada especializada.

    B)Diploblásticos sem ocorrência de membrana basal.

    C)Ausência de tecidos verdadeiros, células totipotentes e a célula flagelada característica é o coanócito.

    D)Presença de elementos esqueléticos compostos de carbonato de cálcio ou dióxido de sílica e simetria bilateral. Simetria radial ou assimétricos

    E)Ausência de tecidos verdadeiros e presença de membrana basal em todas as classes.

    GABARITO LETRA C


ID
2424118
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma esponja-viva é um animal pluricelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. Sobre o filo Porifera, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Poriferos não possuem tecidos verdadeiros, por tanto não podem ser diblásticos.

    Incorreta letra C

  • Letra C incorreta. Os Porifera são seres diblásticos (Eles são ablásticos, pois não tem tecidos verdadeiros. São classificados no sub-filo parazoa justamente por essa característica), pois possuem apenas ectoderma e endoderma.


ID
2735749
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a classe do Filo Cnidaria que possui epiderme e gastroderme com cnidócitos, cavidade gastrovascular dividida por septos, braços orais geralmente muito desenvolvidos, ciclo de vida com alternância de gerações e fase medusoide predominante.

Alternativas
Comentários
  • ANTHOZOA - HIDRAS, não possuem alternância de geração, e são polipos (sesseis), POSSUEM BRAÇOS TENTACULARES na superficie ABORAL, e gastroderme com mesogleia.

    HYDROZOA - CARAVELAS são colonias, não possuem braços orais

    CUBOZOA - VESPA-DO-MAR são semelhantes as aguas-vivas, porém tem tentaculos e não braços orais

    SCYPHOZOA - AGUAS-VIVAS possuem cavidade gastrovascular dividida por septos, BRAÇOS ORAIS (são a única classe que possuem braços orais e formato medusoide predominante), e gastroderme com cnidócitos.

    LETRA E

  • é bom reparar que nessa questão eles pedem a CLASSE. Logo, podemos excluir as alternativas A e D, que são SUBFILOS.


ID
2747815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, é uma unidade de conservação da natureza (UC) onde existem recifes de corais e mangues. Trata-se da maior UC marinha federal, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de extensão ao longo da costa entre o município de Tamandaré – PE e o norte de Maceió – AL. A biodiversidade nela presente está representada por diversos grupos marinhos, como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos aquáticos, além de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi-marinho, tartarugas e baleias.

                                              Internet: <www.icmbio.gov.br>(com adaptações).

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.


A fotossíntese ocorre em recifes de coral especialmente quando da existência de relação simbiótica entre algas zooxantelas e corais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Uma associação extremamente importante para os recifes-de-coral é a simbiose que ocorre entre as espécies de corais e microalgas conhecidas como zooxantelas. Essas algas vivem no interior dos tecidos dos corais construtores dos recifes, realizando fotossíntese e liberando para os corais compostos orgânicos nutritivos. Por sua vez, as zooxantelas sobrevivem e crescem utilizando os produtos gerados pelo metabolismo do coral, como gás carbônico, compostos nitrogenados e fósforo. As necessidades nutricionais dos corais são em grande parte supridas pelas zooxantelas. Elas estão também envolvidas na secreção de cálcio e formação do esqueleto do coral. Apesar de espécies de corais serem encontradas praticamente em todos os oceanos e latitudes, as espécies construtoras de recifes (corais hermatípicos) estão restritas às regiões tropicais e subtropicais. Os recifes necessitam, geralmente, de águas quentes (25 – 30oC) e claras, longe da influência de água doce. A poluição (esgoto doméstico, vazamento de petróleo etc.) e sedimentação (sedimentos terrígenos levados para o mar devido ao desmatamento e movimentações de terra) põem em risco muitos recifes de corais, incluindo os inúmeros outros organismos que deles dependem (inclusive comunidades humanas que vivem da pesca e coleta de animais marinhos recifais).

    FONTE: http://noticias.cebimar.usp.br/editoria-divulgacao/73-recifes-de-coral-e-branqueamento.

  • Gabarito C

    As zooxantelas são responsáveis pela produtividade fotossintética que possibilita o desenvolvimento de recifes de coral em águas tropicais, notoriamente pobres em nutrientes. Uma vez que as algas necessitam de luz para a fotossíntese, os corais que contém zooxantelas se desenvolvem principalmente em águas rasas.


ID
2836153
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Animal é composto por 35 filos, com cerca de 2 milhões de espécies. Sendo que nove deles são os mais expressivos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Cada um deles apresenta um conjunto de características que os define. A seguir temos algumas afirmações sobre esses filos.


I. Os poríferos são animais de organização celular muito simples, não formando tecidos verdadeiros.

II. Cnidários são animais diblásticos, ou seja, seu corpo é organizado com base em dois folhetos embrionários, ectoderme e endoderme.

III. Entre os platelmintos se destacam algumas espécies parasitas do ser humano, como as tênias (Taenia) e o esquistossomo (Schistosoma mansoni).


São VERDADEIRAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA GAB A


    Ressaltando a alternativa III, que Taenia e Shistossoma estão em classes diferentes de Platelmintos. Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários. Exemplo: tênias Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni;



ID
2883319
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.

Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5- especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.


Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    oral-sol ---> Cnidário

    javali ---> Cordado (mamífero)

    mexilhão dourado ---> Molusco (corpo mole com uma concha protetora)

    sagui ---> Cordado (mamífero)

    caramujo gigante africano ---> Molusco (corpo mole com uma concha protetora)

    CAVEIRA!


ID
2897818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Os coanócitos são células ciliadas que constituem a estrutura corpórea das esponjas e são responsáveis por capturar e realizar a fagocitose de partículas alimentares trazidas pela água.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    O erro está em afirmar que são células ciliadas. Os coanócitos são células dotadas de UM FLAGELO.

  • Os coanócitos são flagelados

  • As bancas estão se apegando ao mínimos detalhes mesmo! Lutemos!

  • Os coanócitos são células Ovoides dotadas de flagelo responsáveis pelo fluxo de água. absorvem partículas Alimentares por fagocitose ou pinocitose.

  • Os coanocítos são células flogeladas, usados na captura de particulas alimentares.

  • Falta criatividade para elaborar boas questões.. aí fazem algo desse tipo.


ID
2988400
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao montar um aquário com a turma do 7º ano, o professor estará apresentando ao aluno o ambiente aquático, assim como as espécies, seus habitats e desenvolvendo-lhe o gosto pela preservação. Nessa montagem, foram colocados representantes dos filos Cnidária, Mollusca e Chordata. Foi selecionado um representante de cada filo, respectivamente, pelos seguintes animais:

Alternativas

ID
3007357
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o grupo animal exclusivamente marinho, com organização colonial ou solitária, simetria corporal hexarradial e octorradial, boca circundada por tentáculos, presença de actinofaringe com sifonóglife, cavidade gástrica dividida por septos contendo filamentos mesentéricos e gônadas formadas em septos gastrodérmicos.

Alternativas

ID
3046837
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o filo Cnidaria, observe as afirmativas abaixo:


I. Seus representantes são triblásticos, celomados e com simetria bilateral.

II. Podem apresentar uma fase de pólipo e uma fase de medusa.

III. Manúbrio é o nome dos tentáculos situados ao redor da boca.

IV. Na classe Anthozoa, ocorrem somente indivíduos fixos, sem fase de medusa.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    I. Seus representantes são triblásticos, celomados e com simetria bilateral. São diblásticos, simetria radial.

    III. Manúbrio é o nome dos tentáculos situados ao redor da boca. Esse nome se refere a um osso

  • Manúbrio é o véu das medusas

  • "A boca se localiza no centro da subumbrela, geralmente na extremidade de uma extensão tubular e pendente denominada manúbrio, que quase sempre está presente nas hidromedusas, mas geralmente é reduzida ou ausente nas cifomedusas."

    Brusca, R.C. & Brusca, G.J.2007.Invertebrados. P.245


ID
3225073
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os poríferos, considere a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Os poríferos apresentam organismo simples, pois não possuem tecidos verdadeiros, por isso são chamados de PARAZOA , apresentam numerosos poros no corpo, dai que vem a palavra ESPONJAS

    Obs : o corpo do molusco que é recoberto com um manto.

    LETRA D

    APMBB

  • O CORPO DOS PORIFEROS É RECOBERTO POR CELULAS CHAMADAS

    PINACÓCITOS

  • GAB-D

    Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

    são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

    A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. São animais invertebrados aquáticos que vivem fixos em rochas ou em corais. O filo dos poríferos estão entre os animais mais antigos do planeta.

    PARA SUA NOVINHA DE PRESENTE, COMPRE UMA MOTO PARA ELA. POREM NO NOME DELA.!!!


ID
3276676
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma aula de campo do 7º ano, ao longo de uma praia, próxima a um costão, os estudantes encontraram uma bolha translúcida que parecia ser provavelmente um animal.


O professor se aproximou e, vendo a curiosidade da garotada, disse: “Este animal não tem espículas, nem espinhos, nem segmentação, nem casca e nem esqueleto externo ou interno, mas apresenta uma cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Ele é um membro do filo...”


Antes que ele completasse a frase, os alunos, corretamente, completaram: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Cnidaria

  • O texto da questão fala sobre uma aula de campo, onde um aluno encontrou uma bolha translúcida e o professor informou detalhes importantes sobre o animal: sem espículas, sem espinhos, não segmentado, sem casca e sem esqueleto (interno ou externo), apresentando cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Essas características são suficientes para responder o filo do animal.
    Os animais vertebrados são os que possuem, ao menos em uma fase da vida, notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais, e os animais invertebrados não apresentam essas características em nenhuma fase da vida. Vários filos pertencem ao grupo dos invertebrados, os principais são: 

    - poríferos: esponjas, animais aquáticos fixos, não há sistema nervoso, circulatório e excretor. Possuem sustentação por espículas de calcário e digestão intracelular. 

    - cnidários: seres aquáticos (corais, águas-vivas, anêmonas), podem ser pólipos ou de vida livre. Possuem cavidade gastrovascular que produzem enzimas para digestão, o sistema nervoso é difuso (primitivo) e não possuem esqueleto interno nem externo. 

    - platelmintos: vermes de corpo achatado (planárias, solitárias) que apresentam sistema nervoso de gânglios nervosos. Não há sistema circulatório nem respiratório, mas a excreção é realizada por protonefrídios. 

    - nematelmintos: vermes de corpo cilíndrico e afilado, muitos são parasitas. Apresentam tubo digestório completo e sistema excretor em tubos. O sistema nervoso é formado por um anel em torno do esôfago. 

    - anelídeos: corpo segmentado em anéis (minhocas, sanguessugas e vermes marinhos), com repetição externa e interna dos anéis. Tubo digestório completo, digestão extracelular e sistema circulatório fechado.

    - artrópodes: animais com exoesqueleto de quitina, com cabeça, tórax e abdome e apêndices articulados (insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes). Sistema circulatório aberto, sistema nervoso ventral e sistema respiratório traqueal. 

    - moluscos: animais de corpo mole não segmentado (caramujo, lesmas, polvos), alguns com estrutura rígida. Respiração branquial em formas aquáticas, e cutânea em formas terrestres. Apresentam sistema circulatório, e o sistema nervoso é ganglionar.

    - equinodermas: animais marinhos com endoesqueleto (estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiúro) de placas calcárias com espinhos. Apresentam sistema respiratório, circulatório e nervoso e tubo digestório completo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Os alunos então, responderam que o animal pertence ao filo:
    a) Porifera. As esponjas possuem espículas calcárias de sustentação, e não possuem sistema nervoso. Incorreta.

    b) Cnidaria. Não possuem espículas, nem espinhos, não apresentam o corpo segmentado, nem casca nem esqueleto, possuem cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. CORRETA.

    c) Platyhelminthes. Os vermes apresentam sistema nervoso de gânglios nervosos. Incorreta

    d) Mollusca. Esses animais possuem sistema nervoso ganglionar, e alguns podem apresentar estrutura rígida (concha) que corresponde a um exoesqueleto. Incorreta.

    e) Echinodermata. Esse filo possui endoesqueleto (esqueleto interno) e espinhos, apresentando sistema nervoso pouco desenvolvido. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • O texto da questão fala sobre uma aula de campo, onde um aluno encontrou uma bolha translúcida e o professor informou detalhes importantes sobre o animal: sem espículas, sem espinhos, não segmentado, sem casca e sem esqueleto (interno ou externo), apresentando cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Essas características são suficientes para responder o filo do animal.
    Os animais vertebrados são os que possuem, ao menos em uma fase da vida, notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais, e os animais invertebrados não apresentam essas características em nenhuma fase da vida. Vários filos pertencem ao grupo dos invertebrados, os principais são: 
    - poríferos: esponjas, animais aquáticos fixos, não há sistema nervoso, circulatório e excretor. Possuem sustentação por espículas de calcário
  • Encontraram uma água viva

  • GAB. B)

    Cnidaria.

  • Pelo enunciado é uma água viva,que pertence ao filo Cnidaria

    Gabarito letra B

    QUEM PAPIRA VIRA ASPIRA !!!

  • Eu marquei Cnidaria, mas já li que eles possuem Hidroesqueleto. 

  • Podemos afirmar que ele encontrou um água viva, logo pertence ao filo Cnidária.

    Letra B

    APMBB


ID
3282121
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Também conhecida como medusa, a água‐viva possui células dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele das pessoas, produzindo a sensação de queimadura. São também animais nadadores livres que têm formato de guarda‐chuva e que usam os tentáculos para paralisar e matar suas presas. Esses animais são representantes do filo

Alternativas
Comentários
  • Cnidaria.

  • Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, as medusas e os pólipos. Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida.

  • Nesse grupo estão também os corais

    Scyphozoa

  • GAB-A

    Os Cnidários (Filo Cnidaria) formam um grupo de animais invertebrados que têm como principais representantes: as medusas ou águas-vivas e anêmonas-do-mar. As espécies, possuem uma organização corporal bem simples, porém um pouco mais complexa do que o corpo das esponjas.

    SENHORES, ESTUDEM DE BOLA APENAS PARA CONCURSEIROS DEDICADOS COM MAIS DE 2000 QUESTÕES RESOLVIDAS,SOMOS FIÉIS E INTELIGENTES.RSRS!!


ID
3351010
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os corais e as anêmonas-do-mar são organismos exclusivamente marinhos e se diferem de outros cnidários por apresentarem apenas as formas polipoides em seu ciclo de vida. Os corais são geralmente coloniais, e seus pólipos lembram pequenas anêmonas, enquanto as espécies coloniais das anêmonas-do-mar podem variar de alguns milímetros a poucos centímetros de altura. Esses animais no sistema de classificação dos cnidários estão incluídos em qual classe?

Alternativas
Comentários
  • Anthozoa - corais e anêmona do mar

  • Gabarito C

    Anthozoa ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies. Os antozoários distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa.

  • Hydrozoa - Caravelas, Hydras

    Scyphozoa - águas vivas


ID
3409000
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de corais são extremamente importantes para os ambientes aquáticos por abrigarem uma enorme biodiversidade. Os corais são animais que fazem parte de qual grupo desse reino?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Explicando: Anthozoa ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies. Os antozoários distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa. São formadores de corais

  • Os antozoários, classe anthozoa, são animais do filo dos cnidários. São caracterizados por duas estruturas anatomicamente relacionadas, a actino-faringe e o mesentério, Os pólipos, corais e as anêmonas-do-mar são os principais representantes dessa classe.


ID
3595960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
MEC
Ano
2009
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica compartilhada pelos filos Porifera, Annelida, Arthropoda e Mollusca é a presença de

Alternativas
Comentários
  • microtúbulos.


ID
3610969
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O que é cnidário:

Alternativas
Comentários
  • Os cnidários são organismos aquáticos, predominantemente, marinhos que podem nadar livremente ou viver fixos em estruturas rochosas, sozinhos ou formando colônias. Organismo predadores que se alimentam da captura de animais, por meio dos seus tentáculos. A hidras são exemplos de celenterados.

    LETRA C

  • GAB-C

    Os Cnidários formam um grupo de animais invertebrados que têm como principais representantes: as medusas ou águas-vivas e anêmonas-do-mar. As espécies, possuem uma organização corporal bem simples, porém um pouco mais complexa do que o corpo das esponjas.

    TENHO ÁGUA VIVA EM MEU AQUÁRIO.

    NÃO USEM DROGAS, COMPREM PEIXES !!!


ID
3669850
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os animais protostômios pode se afirmar;

Alternativas
Comentários
  • cnidarios sao onivoros e nao carnivoros


ID
3765850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de corais são extremamente importantes para os ambientes aquáticos por abrigarem uma enorme biodiversidade. Os corais são animais que fazem parte de qual grupo desse reino?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Anthozoa ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies. Os antozoários distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa. São formadores de corais.

  • Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos

    Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo

    filo Echinodermata refere-se ao fato de a maioria dos equinodermos apresentar espinhos na superfície do corpo. Todos os equinodermos vivem no mar. São representantes do filo as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolachas-de-praia, (pepinos-do-mar).

    Filo Chordata reúne animais como os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.


ID
3782917
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as esponjas, analise as afirmações abaixo.


I. Sua pequena capacidade regenerativa revela a elevada interdependência e a diferenciação de suas células.

II. Não possuem sistema digestório. A digestão é exclusivamente intracelular.

III. Todas possuem espículas silicosas distribuídas pelo corpo, que são urticantes e importantes para a defesa das espécies.

IV. Seus coanócitos criam uma corrente que faz a água circular no seu interior e sair pelo ósculo.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    A III está errada simplesmente pois ela generaliza a situação, dizendo que todos possuem espículas, o que não é verdade.


ID
3788209
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:


1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.

2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.

3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.

4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Não existem planarias terrestres com 30 cm ou mais, algumas aquáticas podem atingirem essa tamanho mas são raras.


ID
3820612
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Reino Animal, os Poríferos são seres simples, que se alimentam através da circulação da água em suas estruturas, deixando o alimento capturado em suas superfícies. Sobre eles é verdade afirmar que:

Alternativas

ID
3825256
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples e tiveram sua origem há aproximadamente um bilhão de anos. Apresentam relativa simplicidade estrutural e, por conta disso, podem ser consideradas organismos pluricelulares bastante primitivos. Quanto às esponjas, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3836593
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as características apresentadas abaixo, marque aquela que justifica a inclusão de um ser vivo no Filo Porífera e não em outros Filos animais.

Alternativas
Comentários
  • Os poríferos é o primeiro grupo monofilético , logo apresenta características bem primitivas

  • Cnidocito é célula de defesa dos cnidarios


ID
3839989
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de corais são ecossistemas de grande biodiversidade, formados principalmente por carbonato de cálcio, proveniente de esqueletos de animais e algas coralinas que se depositam nos oceanos ao longo de milhares de anos. Sobre os recifes de corais, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas

ID
3841177
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cnidoblastos ou cnidócitos são células de defesa observadas em

Alternativas

ID
3895234
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Normalmente pensamos na existência dos recifes de corais em águas quentes, rasas e limpas, com muita luz e poucos nutrientes, no entanto na foz do rio Amazonas, é o contrário, os sedimentos carregados pelo rio deixam a água turva, mas trazem muitos nutrientes, compensando a escassez de luz. Outra peculiaridade é a variação de acidez, da salinidade e da turbidez da água, como resultado do encontro do rio com o oceano.
Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/16/floresta-submarina/>. Acesso em 09 de setembro de 2018. [adaptado]

Assinale a alternativa correta, em relação ao grupo animal que forma os corais.

Alternativas

ID
3924166
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto. 


Vou dizer todas as coisas

que desde já posso ver    

 na vida desse menino       

 acabado de nascer:          

 aprenderá a engatinhar     

por aí, com aratus*,          

aprenderá a caminhar       

  na lama, com goiamuns*,   

e a correr o ensinarão      

 os anfíbios caranguejos,   

pelo que será anfíbio        

    como a gente daqui mesmo.


* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.


Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. 

Assinale a proposição CORRETA.


Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.

Alternativas

ID
4021258
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As hidras, as águas-vivas, as anêmonas-do-mar e os corais são espécies representantes do filo Cnidária. Apresentam coloração brilhante e uma simetria radial, o que justifica a colocação desse filo dentro da divisão do reino animal denominado Radiata. Ao contrário das esponjas, os cnidários possuem uma cavidade intestinal revestida por uma endoderme, como a maioria dos outros animais. Entretanto, nos cnidários, essa cavidade é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Porque os platelmintos estão na parte de Poríferos e Cnidarios?
  • O Celêntero é a cavidade gatrovascular dos cnidários e platelmintos, revestida pela gastroderme, epitélio intero.

    Mesogleia é uma camada gelatinosa de células amebóides pluripotentes, tecido conjuntivo. É comparável ao meso-hilo dos poríferos.


ID
4039270
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A questão se refere ao texto a seguir.


Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos. 

Considerando os diferentes grupos de organismos e as informações do texto, assinale o que for correto

Em poríferos e cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento.

Alternativas
Comentários
  • Brotamento é reprodução ASSEXUADA.


ID
4052590
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere às colônias, assinale o que for correto

A caravela-portuguesa (Physalia sp) é um cnidário marinho em que se encontram indivíduos especializados em promover proteção, defesa, flutuação, natação e reprodução.

Alternativas

ID
4078039
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Porífera tem representantes no ambiente marinho e no de água doce. São animais de estrutura corpórea mais simples, sem tecidos diferenciados. Com relação à classe Scyphozoa, podemos afirmar que

I. a medusa é a forma predominante do ciclo de vida;
II. a reprodução assexuada nesse grupo ocorre por estrobilação;
III. o padrão comum de reprodução é a jatopropulsão;
IV. a espécie Aurelia aurita é um representante dessa classe;
V. apresenta indivíduos somente na forma polipóide.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):

Alternativas

ID
4088431
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a fisiologia dos animais, assinale o que for correto

Poríferos, cnidários, equinodermos e moluscos são grupos de animais marinhos que apresentam respiração branquial.

Alternativas
Comentários
  • Os cnidários não possuem sistema respiratório


ID
4096720
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As esponjas desempenham papéis importantes em muitos 'habitats' marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores. Neste caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são:

Alternativas
Comentários
  • INQUILINISMO : Uma parte apenas , nesta relação harmônica , obtém vantagem

    A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. 

    PROTOCOOPERAÇÃO = Beneficio para ambas as partes

    -camuflagem

    -alimento

    LETRA B

    APMBB


ID
4194178
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino animal é composto por indivíduos multicelulares, heterótrofos, eucariotos e com desenvolvimento embrionário pelo menos até a fase de blástula. Como a diversidade desse reino é imensa, é possível dividi-lo em filos ou ramos. Suponha que um pesquisador queira encontrar um determinado animal ou grupo de animais utilizando palavras ou termos chaves. Para facilitar a busca, ele poderia utilizar

Alternativas

ID
4210990
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o filo porífera.


( ) Poríferos são animais vertebrados aquáticos que apresentam poros pelo corpo.

( ) Poríferos são sésseis, ou seja, ficam fixados em um substrato.

( ) Esponjas vivem de forma solitária e em ecossistemas marinhos.

( ) Algumas esponjas apresentam toxinas como defesa contra seus predadores.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Os poríferos são os animais mais primitivos da Terra. São sésseis (fixos em um substrato), invertebrados, ótimos filtradores,possuem boa regeneração e capacidade reprodutiva por brotamento. Coanócitos são suas células principais, além disso são assimétricos e possuem digestão intracelular.

    CAVEIRA!


ID
4214446
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentes seres vivos apresentam células flageladas, como o anterozóide dos musgos, o espermatozóide do cachorro, os coanócitos dos poríferos. Nesses seres, o flagelo capacita a célula que o possui a realizar

Alternativas

ID
4822513
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os cnidários fazem parte do reino Plantae.

II. A raiz tem a função de fixação da planta ao solo e absorção de água e nutrientes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Os cnidários fazem parte do reino Plantae. Cnidários pertencem ao Reino Animalia.

    II. A raiz tem a função de fixação da planta ao solo e absorção de água e nutrientes. VERDADEIRO.


ID
4944058
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O complexo de Golgi não armazena proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso.
II. Os cnidários fazem parte do reino Plantae.
III. Os moluscos compõem o reino Fungi.
IV. As células eucariontes não apresentam partes morfológicas diferenciadas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A

    A -

    Nenhuma afirmativa está correta.


ID
5026366
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para mimetizar um tecido e obter uma estrutura para enxertos em humanos, um grupo de pesquisadores utilizou a espongina, composta por colágeno, e a biossílica das espículas provenientes de um invertebrado. A associação da parte orgânica com a parte inorgânica resultou em um compósito com propriedades muito similares às do tecido humano.


(Karina Ninni. https://agencia.fapesp.br, 10.09.2020. Adaptado.)


O filo a que pertence o invertebrado mencionado e um órgão humano que poderá receber o enxerto são

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Espongina faz parte do reino dos poríferos, as esponjas. É constituída de colágeno,como afirma o texto. Lembremos do colágeno associado à estrutura óssea. Sabendo disso podemos, de cara, eliminar B, D, E.

    Fêmur = estrutura óssea = colágeno.


ID
5064634
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os poríferos, considere os excertos, abaixo:


I. Também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato;

II. Pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Apresentam um padrão corporal básico, em formato de vaso, tubo ou barril;

III. Possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou ósculo. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada espongiocele.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Corrigindo

    Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo.

    A água entra pelos poros ou óstio passa pelo átrio ou espongiocela e sai pelo ósculo.


ID
5100799
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os protistas autótrofos (algas) são abundantes nas águas salgadas e doces, assim como em associações simbióticas com animais, de vários níveis de organização, e protozoários.

II. Os recifes de coral são formações rochosas calcárias que dão suporte a um amplo conjunto de plantas e animais marinhos. Alguns desses organismos de recife secretam o óxido de zinco, que forma a maior parte do recife.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I O certo é oxido de cálcio, gerado pelas dinoflageladas associadas aos corais.


ID
5100802
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O filo cnidaria apresenta animais predominantemente terrestres, incluindo os cogumelos, os insetos que habitam o subsolo, os centípedes e os diplópodes.

II. Um pseudópodo é uma projeção temporária de parte do citoplasma daqueles protozoários que não apresentam uma película rígida. É utilizado pelas amebas (sarcodina) para locomoção e captura de alimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I- O filo cnidaria apresenta animais predominantemente aquáticos.


ID
5100832
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nos organismos da classe anthozoa, o estágio medusoide é bastante frequente. São as anêmonas-do-mar, os corais escleractíneos (produtores de esqueletos externos de óxido de cálcio) e os octocorais característicos com doze tentáculos.

II. No paramécio, a ingestão de alimento ocorre através de uma reentrância bem definida e de localização constante na célula, denominada sulco oral ou, ainda, funil bucal.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5137603
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos componentes da biosfera que possuem características gerais e são divididos em Táxons. Descreve as características que correspondem a um Cnidário:

Alternativas
Comentários
  • Cnidarios: tem os corais( anthozoa) como membros desse grupo.

  • Gabarito B

    A. Corpo parcial ou totalmente circundado por uma formação carnosa chamada “manto”. Possui trato digestivo completo e sistema circulatório aberto. MOLLUSCA

    B

    Possuem simetria radial, sem cabeça ou segmentação. Sem órgãos circulatórios, respiratórios ou excretores. Possuem reprodução sexuada ou assexuada, dependendo do seu estágio de deseNvolvimento. CNIDARIA

    C

    Possuem cabeça, tórax e abdomem distintos, respiração por traqueias ramificadas, excreção por túbulos de Malpighi e desenvolvimento direto ou com vários estágios de ninfa com metamorfose gradual. CLASSE INSECTA

    D

    Possuem simetria bilateral, corpo revestido por cutícula fina e úmida, trato digestivo completo e tubular, sistema circulatório fechado e um par de gânglios cerebrais. ANNELIDA

    E

    Simetria bilateral, corpo cilíndrico revestido por cutícula dura e resistente, trato digestivo completo , sem órgãos cirCulatórios ou respiratórios e anel nervoso ao redor do esôfago.NEMATODA

  • Gabarito: Letra B.

    Os cnidários são diblásticos, acelomados e simetria radial. Como representantes, temos a Classe: Hidrozoários (hidra ou caravela - apresenta alternância de gerações), Cifozoários (água-viva - medusa) e os antozoários (anêmona-do-mar e corais - pólipo). Características gerais: Sistema digestório incompleto; Respiração e excreção por difusão; Sistema circulatório ausente; Sistema nervoso difuso. São monoicos ou dioicos, com fecundação externa ou interna e desenvolvimento direto (assexuado) e indireto (sexuado).


ID
5140861
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.

Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D)

  • RESOLUÇÃO:

    A) ERRADO. Os corais são polipoides

    B)ERRADO. Os CNIDOBLASTOS são células de defesa dos cnidários.

    C) ERRADO. Os cnidários são DIBLÁSTICOS.

    D) CERTO. Resume a forma dos corais.

  • A errada

    com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.

    B errada

    têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.

    C errada

    são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.

    D Certa

    têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.

    Alt D


ID
5268826
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quais são as células que produzem a estrutura calcária que serve de sustentação para as esponjas?

Alternativas
Comentários
  • Olhou o radical -blasto? Sintetiza algo


ID
5319742
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Animais que se reproduzem por divisões mitóticas correm o risco de ter toda a população afetada por uma doença, já que não há variedade genética.

É um exemplo deste tipo de animal

Alternativas
Comentários
  • B


ID
5322664
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos Cnidários, é CORRETO afirmar que há somente a forma Pólipo, na classe:

Alternativas
Comentários
  • São o grupo dos corais

  • Gabarito B

    Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida.


ID
5371327
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FIMCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cifozoários são espécies marinhas em que a forma medusoide é a predominante no ciclo de vida. Espécies como água-viva são representantes desta classe de cnidários. Durante o ciclo de vida destas espécies, os pólipos reproduzem-se assexuadamente formando medusas. Esse processo que ocorre durante o ciclo de vida é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Estrobilação ou estrobilização é um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de celenterados, entre os quais certas espécies de coral, no qual o pólipo se divide transversalmente em discos, formando um indivíduo semelhante a um estróbilo (ou pinha), originando várias medusas.


ID
5383438
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Comparando-se a organização do sistema nervoso em cnidários, como as águas-vivas, e platelmintos, como as planárias, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • cnidários, simetria radial ( várias partes iguais envoltas a um eixo) e possuem o sistema nervoso difuso, ou seja, várias células nervosas espalhadas pelo corpo

ID
5385826
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um mergulhador profissional pretende montar um grande aquário em sua casa contendo apenas uma espécie de cnidário do gênero Obelia. Nessa espécie, o ciclo reprodutivo ocorre com alternância de gerações (metagênese). O mergulhador tem a intenção de formar uma população de cnidários com indivíduos geneticamente uniformes em seu aquário.
Para garantir essa uniformidade genética, o mergulhador deve coletar em mar aberto

Alternativas

ID
5553799
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os invertebrados são animais que são representados pelos poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos e anelídeos. Abaixo estão descrições relacionadas a esses grupos, identifique as características e relacione-as com os grupos:
I.São organismos simples, sem tecidos e sem órgãos diferenciados, sendo animais filtradores. Esse grupo apresenta três tipos morfológicos: asconoide, siconoide e leuconoide.
II.Os representantes desse filo podem ser livre natantes ou podem ser sésseis, a fecundação é interna, apresentam uma digestão que é parte extracelular e parte intracelular. Na região oral apresentam tentáculos que participam da captura e defesa do animal.
III.Animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral, podem existir os de vida livre ou ainda aquele que se alimentam de matéria morta, também existem aqueles que podem ser parasitas de outros animais, inclusive do homem.
Após análise, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com as descrições citadas acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Sem folhetos embrionários => Poríferos

    ...

    Diblásticos => Cnidários

    ...

    Triblásticos:

    Acelomados => Platelmintos

    Pseudocelomados => Nematelmintos

    Celomados Protostômios => Anelídeos, Moluscos, Artrópodes.

    Celomados Deuterostômios => Equinodermos e Cordados.

    Fonte: https://sindcomteresina.com.br/gerencia/material/Reino%20Animal%20ou%20Metazoa.pdf


ID
5637652
Banca
UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os membros do Filo Porifera.

Alternativas