As esponjas são animais macios e flexíveis, dotados de poros por todo o corpo e pertencentes ao filo Porífera. Com relação aos poríferos assinale a afirmação verdadeira.
As esponjas são animais macios e flexíveis, dotados de poros por todo o corpo e pertencentes ao filo Porífera. Com relação aos poríferos assinale a afirmação verdadeira.
As águas vivas, são representantes do Filo Cnidária e são conhecidas por possuir peçonha para matar 50 homens
adultos em apenas um espécime. Sobre esses seres é correto afirmar:
Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.
Os recifes de corais são formados por colônias de animais providos de um esqueleto que protege um grande número de pólipos. Os animais presentes nos corais pertencem ao mesmo filo que:
Recifes de corais são estruturas que existem em vários locais da costa brasileira, inclusive em Alagoas. Essa estrutura é formada por um grupo de animais sésseis (os cnidários) e seus esqueletos, que abrigam muitos outros seres vivos (algas, poríferos, peixes, moluscos, crustáceos etc.) e formam um dos ambientes com maior diversidade biológica do planeta.
Os esqueletos dos cnidários dos recifes de corais são formados.
Recifes biológicos são imensas formações marinhas construídas por organismos capazes de produzir calcário ou sílica, principalmente corais, esponjas, briozoários, foraminíferos, moluscos e algas. Os recifes são muito importantes para o ecossistema marinho por abrigarem uma enorme biodiversidade.
Sobre animais formadores de recifes, assinale a alternativa correta.
Em diversos animais, o desenvolvimento da blástula leva ao estágio embrionário denominado gástrula. Neste momento diferenciam-se os folhetos germinativos. Entre os animais citados a seguir, é diblástico:
Assistindo a um filme sobre animais, os alunos descobriram que todos os representantes dos poríferos são aquáticos, sendo a maioria marinhos. Apresentam forma, cores e tamanhos variados. Em relação à sua reprodução, pode-se afirmar que:
As anomalias cromossômicas podem ser tanto numéricas quanto estruturais, afetando cromossomos sexuais, um ou mais autossomos ou, em alguns casos, os dois tipos de cromossomos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O estudo dos diversos filos animais, desde os basais até os mais derivados, revela que diversas inovações morfofisiológicas foram surgindo na escala zoológica, tornando os animais mais complexos e colaborando com a adaptação destes seres vivos aos mais variados ambientes. O surgimento das células nervosas, propiciou a percepção de estímulos provenientes do meio ambiente, sendo fundamental na defesa contra predadores e na captura de alimentos. Em qual dos filos animais elencados a seguir surgiram, pela primeira vez, as células nervosas?
Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário.
Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.
As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:
Os animais, em geral, são divididos em invertebrados e vertebrados. O que os difere é a presença ou a ausência de espinha dorsal e caixa craniana. A divisão é feita apenas para facilitar o estudo dos animais. Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.
Analise a seguinte caracterização: “Animal com cnidócito em grande quantidade nos tentáculos; quando é tocado, lança fora o nematocisto, liberando líquido urticante, que pode provocar sérias queimaduras no homem.”
Esse animal pertence aos
No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água.
A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução
Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, é uma unidade de conservação da natureza (UC) onde existem recifes de corais e mangues. Trata-se da maior UC marinha federal, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de extensão ao longo da costa entre o município de Tamandaré – PE e o norte de Maceió – AL. A biodiversidade nela presente está representada por diversos grupos marinhos, como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos aquáticos, além de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi-marinho, tartarugas e baleias.
Internet: <www.icmbio.gov.br>
Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.
A fotossíntese ocorre em recifes de coral especialmente
quando da existência de relação simbiótica entre algas
zooxantelas e corais.
O Reino Animal é composto por 35 filos, com cerca de 2 milhões de espécies. Sendo que nove deles são os mais expressivos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Cada um deles apresenta um conjunto de características que os define. A seguir temos algumas afirmações sobre esses filos.
I. Os poríferos são animais de organização celular muito simples, não formando tecidos verdadeiros.
II. Cnidários são animais diblásticos, ou seja, seu corpo é organizado com base em dois folhetos embrionários, ectoderme e endoderme.
III. Entre os platelmintos se destacam algumas espécies parasitas do ser humano, como as tênias (Taenia) e o esquistossomo (Schistosoma mansoni).
São VERDADEIRAS as afirmações:
Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.
Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5- especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.
Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o filo Cnidaria, observe as afirmativas abaixo:
I. Seus representantes são triblásticos, celomados e com simetria bilateral.
II. Podem apresentar uma fase de pólipo e uma fase de medusa.
III. Manúbrio é o nome dos tentáculos situados ao redor da boca.
IV. Na classe Anthozoa, ocorrem somente indivíduos fixos, sem fase de medusa.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Sobre os poríferos, considere a alternativa incorreta:
Em uma aula de campo do 7º ano, ao longo de uma praia, próxima a um costão, os estudantes encontraram uma bolha translúcida que parecia ser provavelmente um animal.
O professor se aproximou e, vendo a curiosidade da garotada, disse: “Este animal não tem espículas, nem espinhos, nem segmentação, nem casca e nem esqueleto externo ou interno, mas apresenta uma cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Ele é um membro do filo...”
Antes que ele completasse a frase, os alunos, corretamente, completaram:
Uma característica compartilhada pelos filos Porifera, Annelida, Arthropoda e Mollusca é a presença de
O que é cnidário:
Sobre as esponjas, analise as afirmações abaixo.
I. Sua pequena capacidade regenerativa revela a elevada interdependência e a diferenciação de suas células.
II. Não possuem sistema digestório. A digestão é exclusivamente intracelular.
III. Todas possuem espículas silicosas distribuídas pelo corpo, que são urticantes e importantes para a defesa das espécies.
IV. Seus coanócitos criam uma corrente que faz a água circular no seu interior e sair pelo ósculo.
Está correto apenas o que se afirma em
Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.
2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.
Assinale a alternativa correta.
Cnidoblastos ou cnidócitos são células de defesa observadas em
Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto.
Vou dizer todas as coisas
que desde já posso ver
na vida desse menino
acabado de nascer:
aprenderá a engatinhar
por aí, com aratus*,
aprenderá a caminhar
na lama, com goiamuns*,
e a correr o ensinarão
os anfíbios caranguejos,
pelo que será anfíbio
como a gente daqui mesmo.
* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.
Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar
com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são
representantes dos crustáceos.
Assinale a proposição CORRETA.
Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices
articulados e a presença de um exoesqueleto.
A questão se refere ao texto a seguir.
Em poríferos e cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento.
Sobre a fisiologia dos animais, assinale o que for correto.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os cnidários fazem parte do reino Plantae.
II. A raiz tem a função de fixação da planta ao solo e absorção de água e nutrientes.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre os poríferos, considere os excertos, abaixo:
I. Também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato;
II. Pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Apresentam um padrão corporal básico, em formato de vaso, tubo ou barril;
III. Possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou ósculo. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada espongiocele.
Está correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os protistas autótrofos (algas) são abundantes nas águas salgadas e doces, assim como em associações simbióticas com animais, de vários níveis de organização, e protozoários.
II. Os recifes de coral são formações rochosas calcárias que dão suporte a um amplo conjunto de plantas e animais marinhos. Alguns desses organismos de recife secretam o óxido de zinco, que forma a maior parte do recife.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O filo cnidaria apresenta animais predominantemente terrestres, incluindo os cogumelos, os insetos que habitam o subsolo, os centípedes e os diplópodes.
II. Um pseudópodo é uma projeção temporária de parte do citoplasma daqueles protozoários que não apresentam uma película rígida. É utilizado pelas amebas (sarcodina) para locomoção e captura de alimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nos organismos da classe anthozoa, o estágio medusoide é bastante frequente. São as anêmonas-do-mar, os corais escleractíneos (produtores de esqueletos externos de óxido de cálcio) e os octocorais característicos com doze tentáculos.
II. No paramécio, a ingestão de alimento ocorre através de uma reentrância bem definida e de localização constante na célula, denominada sulco oral ou, ainda, funil bucal.
Marque a alternativa CORRETA:
Quais são as células que produzem a estrutura calcária que serve de sustentação para as esponjas?