SóProvas


ID
3276679
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Uma cobra rara, conhecida como ‘cobra do milho’, foi encontrada por moradores em uma rua do bairro do Uruguai, em Salvador, nesta quinta-feira. (...)


De acordo com a médica e veterinária Tatiale Rodrigues, do Noap, a cobra do milho é originária dos Estados Unidos, mas é criada por alguns brasileiros como animal doméstico (...).

‘Não deveríamos encontrar a cobra do milho aqui no Brasil, pois é proibida a importação e reprodução de animais exóticos no país.’”

(G1, 09/05/2019)


As espécies exóticas, uma vez libertas no ambiente, são perigosas para os ecossistemas que lhes são estranhos, pois

Alternativas
Comentários
  • O texto da questão relata o aparecimento de uma cobra no Brasil, que é originária dos Estados Unidos e criada por alguns como animal doméstico. O texto também reforça a proibição da importação e reprodução de animais exóticos no Brasil, pois se liberadas no ambiente, são perigosas para o ecossistema. 

    As espécies invasoras, consideradas exóticas, são espécies que se encontram fora de sua área de distribuição natural. Como não pertencem ao ecossistema local, elas não apresentam inimigos naturais sendo uma ameaça para as espécies e habitats existentes. 

    O ecossistema é a interação da comunidade com o ambiente físico, união de fatores bióticos (vivos) com fatores abióticos (não vivos). O habitat é um espaço geográfico onde uma determinada espécie vive, e o nicho ecológico é o modo de vida das espécies. (Espécies exóticas invasoras. Portal do Ministério do meio ambiente. Acessado em junho de 2020)


    Analisando as alternativas, as espécies exóticas são perigosas para os ecossistemas que lhes são estranhos, pois:
    a) são espécies alienígenas que competem sempre com sucesso com as espécies dos ecossistemas locais. São espécies sem predadores naturais, então diminuem o número de presas disponíveis em um determinado nível trófico onde existia equilíbrio. Incorreta.

    b) assumirão nichos ecológicos, uma vez que são portadoras de doenças que extinguirão outras espécies exóticas que também lá chegaram. Essas espécies não são, necessariamente, portadoras de doenças. As demais espécies, exóticas ou não, podem ser extinguidas pela falta de alimento disponível. Incorreta.

    c) são espécies invasoras que ocupam os nichos disponíveis com sucesso em 100% dos casos, modificando as cadeias tróficas. Elas são consideradas invasoras por alterarem as cadeias tróficas, mas não há como afirmar sucesso em 100% dos casos e não há nichos disponíveis em uma cadeia alimentar equilibrada. Incorreta.

    d) são espécies que competem sempre com sucesso, levando à exclusão da espécie que ocupa aquele nicho ecológico. Elas competem com sucesso, mas não há como afirmar o sucesso sempre. Pode levar a exclusão de várias espécies, e não apenas uma, em nichos diferentes. Incorreta.

    e) poderão assumir os nichos de espécies nativas ao eliminá-las por exclusão competitiva, interferindo nas cadeias tróficas. Elas podem ocupar os nichos de outras espécies, por não apresentarem predadores naturais. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Gabarito E Quais são os problemas causados pelas espécies invasoras?

    As espécies invasoras geralmente apresentam populações numerosas, que acabam conseguindo mais recursos que as populações menores. Isso faz com que essas espécies sobressaiam-se sobre as espécies nativas quando o assunto é competição por recursos, prejudicando o equilíbrio local. Não podemos nos esquecer ainda de que a espécie invasora, muitas vezes, alimenta-se dos organismos nativos, podendo causar até mesmo a extinção local de uma espécie.