SóProvas


ID
3278128
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vacina contra a febre amarela, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Orientações quanto à vacinação contra a febre amarela

    A vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente.

    Quem deve tomar a vacina, com restrições

    Quem não deve tomar a vacina:

    VIAJANTES – Para turistas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina - tanto estrangeiros quanto brasileiros – e que não nunca receberam nenhuma dose da vacina, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. Quem tomou a vacina em algum momento da vida, não precisa de nova dose. 

    CRIANÇAS – Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela, com exceção vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Se a criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetra viral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois

    MS.

  • VACINA : FEBRE AMARELA :

    GABARITO A ) :

    FRACIONAR : DIVIDIR : aumento de caso silvestre ( risco de expansão da doença ) .

  • A) Gabarito. A diferença entre as doses está na quantidade injetada: a padrão tem 0,5 mL e protege por toda a vida; a fracionada tem 0,1 mL (1/5 da dose padrão) e fornece imunidade por pelo menos 12 meses, provavelmente mais (há um estudo da Fiocruz que aponta oito anos de proteção). O fracionamento de doses é uma forma de esticar o suprimento de vacinas, protegendo mais pessoas e diminuindo a possibilidade de propagação da doença. Essa medida pode ser usada em resposta a necessidades de campanhas de larga escala.

    B) Errada. Não estudos suficientes para afirmar isso.

    C) Errada. A vacina tem eficácia de 95 a 99%;

    D) Errada. É contra-indicada em alguns casos:

    Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias;

    Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);

    Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe);

    Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;

    Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina; Pessoas com reação alérgica grave ao ovo; Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

    E) Errada. A vacina é recomendada em alguns municípios de 19 estados Brasileiros (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a vacina contra a febre amarela.

    A) Correta. A estratégia de fracionamento da vacina é utilizada quando há aumento de casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional.  Nesse caso é administrado metade da dose regularmente indicada.

    B) Incorreta. A dose fracionada tem sua eficácia equivalente quando comparada a vacina na dose padrão. Porém o  tempo de proteção é considerado, por ora, menor.

    C) Incorreta. Ela é uma vacina segura e eficaz. Porém, não oferece imunidade em 100% dos casos, sendo contra indicada para pessoas com comprometimento da imunidade.

    D) Incorreta. Ela é contra indicada para indivíduos que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina ou reação alérgica grave ao ovo. Também é contra indicada para pessoas com imunidade comprometida. Atentar às precauções e contra indicações para vacinação para gestantes, nutrizes, e idosos.

    E) Incorreta. O Ministério da Saúde, desde 2017, recomenda que ela seja aplicada em dose única às pessoas residentes ou viajantes para as áreas com recomendação de vacina.

    Resposta do Professor: A.

  • https://portal.fiocruz.br/noticia/dose-de-vacina-de-febre-amarela-sera-fracionada-em-tres-estados#:~:text=A%20estrat%C3%A9gia%20de%20fracionamento%20da,tinham%20recomenda%C3%A7%C3%A3o%20para%20vacina%C3%A7%C3%A3o%20anteriormente.