Gabarito (D)
A) o médico pode deixar de atender em setores de emergência ou urgência, quando for de sua obrigação fazê-lo, caso ele seja respaldado por decisão majoritária da categoria.
Comentário: É vedado ao médico... Art. 7º Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
B) é possível delegar a profissional não-médico atribuições exclusivas da profissão médica, como a realização da audiometria tonal, desde que a atividade seja supervisionada.
Comentário: É vedado ao médico... Art. 2º Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da
profissão médica.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
C) é vedado ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos fora de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
Comentário: É vedado ao médico... Art. 95 Realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres
humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
D) é direito do médico se recusar a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei e requeridos pelo empregador, sejam contrários à sua consciência.
Comentário: Certo, conforme a resolução 2.217.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
E) em situações de acidente de trabalho fatal, o médico poderá revelar fatos que tenha conhecimento sobre a história clínica do paciente.
Comentário: É vedado ao médico... Art. 73 Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício
de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.