SóProvas


ID
3278299
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um diagnóstico de enfermagem possivelmente presente em indivíduos atendidos em crises epilépticas é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA: A

    mobilidade física prejudicada relacionada a efeitos da rigidez muscular secundária à crise convulsiva.

  • Não entendi

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados de enfermagem na urgência e emergência, especialmente os diagnóstico de enfermagem para indivíduos em crise epiléptica.

    A)    CORRETO = mobilidade física prejudicada relacionada a efeitos da rigidez muscular secundária à crise convulsiva. Devemos lembrar que a crise convulsiva é uma doença neurológica que tem como principal manifestação o enrijecimento do corpo (contrações musculares súbitas), acarretando na perda de equilíbrio e queda ao solo, seguida de relaxamento e contração de grupos musculares, podendo ter ou não relaxamento dos esfíncteres vesical e intestinal.

    B) INCORRETO porque a ventilação espontânea não é prejudicada no momento de crise. A maioria dos pacientes apresenta crise pelo uso inadequado (dose, horário, frequencia) de medicação anticonvulsivante.

    C) INCORRETO porque o paciente não apresenta risco de alteração do julgamento da realidade. A sintomatologia esta relacionado ao descrito na letra A.

    D) INCORRETO, pois o paciente não apresenta dor aguda relacionada a lesão da integridade da pele. Isso pode ser causada pela queda ao chão e não pelas contraturas violentas da musculatura.

    E) INCORRETO porque o paciente perde a capacidade de irritabilidade por estímulos sonoros. Normalmente ele fica envergonhado quando percebe que teve uma crise. E isso, pode levar a ansiedade.

    Resposta do Professor: A

  • O enunciado diz:" Um diagnóstico de enfermagem possivelmente presente em indivíduos atendidos em crises epilépticas " (Ou seja, durante o episódio convulsivo). Penso que o erro da letra D seja a afirmativa referente a dor. Pois durante a crise o paciente não sente nada, por isso há riscos de lesões severas. No entanto, após o episódio o cliente retoma os sentidos (caso seja convulsão parcial complexa) e começa a sentir as dores devido a excitabilidade muscular intensa e possíveis lesões geradas no momento da convulsão.

    Se eu estiver equivocada, peço gentilmente que me corrijam.

    Mas eu sei que usualmente o cliente não sente nada durante as crises, portanto, acredito que esse seja o motivo da assertiva D está incorreta.