SóProvas


ID
3278341
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Essa é a terceira vez que a idosa procura a UBS com escoriações, hematomas e relata que caiu no quintal de casa. Após discussão do caso com o NASF, a enfermeira realiza uma visita domiciliar acompanhada pela ACS da área, para compreender o contexto das quedas relatadas. A visita domiciliar, aqui se configura como instrumento para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D:

    Planejamento do cuidado centrado na família.

  • Questão passível de recurso.

    Escoriações e hematomas podem ser sugestivos de situações de violência, que segundo a Portaria 2528/2006.

    " Considera-se idoso frágil ou em situação de fragilidade aquele que: vive em ILPI, encontra-se acamado, esteve hospitalizado recentemente por qualquer razão, apresente doenças sabidamente causadoras de incapacidade funcional – acidente vascular encefálico, síndromes demenciais e outras doenças neurodegenerativas, etilismo, neoplasia terminal, amputações de membros –, encontra-se com pelo menos uma incapacidade funcional básica, ou viva situações de violência doméstica.

    Item E aponta - Identificação de condição de fragilidade que poderia ser o foco da visita domiciliar

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso.

    Quando uma pessoa por repetidas vezes procura a UBS com leões e relata que caiu no quintal de casa é necessário verificar o local para identificar as condições ambientais que podem favorecer essa queda e assim planejar o cuidado centrado na família (letra D) e nas necessidades daquele indivíduo.


    A) INCORRETO, pois a territorialização é uma ação para conhecer a área e a necessidade da população que reside no local. É uma ação relacionada com a comunidade.

    B) INCORRETO, pois o processo de educação em saúde seria a orientação especifica que se faz com a idosa e explica as medidas de proteção para queda de uma maneira geral.

    C) INCORRETO, pois a investigação epidemiológica é a avaliação das condições que expõe a população a determinado processo saúde doença.


    D) CORRETO.


    E) INCORRETO, pois o fator de ela ser idosa já é uma identificação de condição de fragilidade. Não será necessário visita domiciliar para essa avaliação.

    Resposta do Professor: D.

  • a questão não menciona nem se a idosa mora com familiares ou se mora só. Não vejo que se encaixa o cuidado centrado na família. Nada a ver