SóProvas


ID
3279298
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma  jovem  de  dezenove  anos  de  idade  caiu  de  um  patinete elétrico, no dia 21 de  maio de 2019, em Brasília. O  acidente aconteceu às 13 h, na Quadra 306/307 Sul,  próximo  a  um  supermercado.  Sem  a  utilização  de  equipamento  de  proteção, a vítima sofreu leves ferimentos.  


                                            Internet:  <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações). 

Com relação ao assunto em tela e a temas correlatos, julgue o item.


Em algumas cidades do mundo, os patinetes já estão sujeitos a regras de uso.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São Paulo

    O primeiro dia de fiscalização das normas de uso de patinetes elétricos em São Paulo teve resultado polêmico: .

    Estados Unidos

    San Francisco

    Capital do Vale do Silício, São Francisco chegou a expulsar as empresas de patinetes elétricos. Após a definição de um , que exige avaliação e emissão individual de permissão de atuação na cidade, algumas puderam voltar(...)

    Los Angeles

    Não muito longe do Vale do Silício, a cidade de Los Angeles também vem trabalhando para regular a atuação de empresas e o uso de patinetes elétricos(...)

    Uruguai

    Os patinetes chegaram ao Uruguai em fevereiro deste ano, por meio da Grin. Pouco tempo depois, a marca americana Lime se instalou na capital. Com sucesso imediato, a prefeitura elaborou um projeto para regulamentar a circulação de patinetes e bicicletas pela cidade, permitindo que usuários utilizem os veículos somente em ciclovias ou nas ruas. (..)

    França

    Com cerca de 15 mil patinetes disponíveis para aluguel, a França anunciou que vai proibir a circulação dos veículos nas calçadas a partir de setembro. De acordo com a regulação, quem violar a regra estará sujeito a uma multa de quase R$ 600. (..)

    Reino Unido

    No Reino Unido, a circulação de veículos motorizados (como patinetes elétricos) é ilegal em ciclovias e calçadas. Nas ruas, a situação não é muito melhor: por serem veículos de baixa potência, sua circulação também é proibida. (..)

    Fonte:

  • No Brasil mesmo já há regulamentação do uso do patinete elétrico em algumas cidades, como São Paulo, Florianópolis e Fortaleza. Em algumas cidades dos Estados Unidos e da Europa também há regulamentação para este tipo de locomoção.

    Resposta: Certo

  • Se mandar aqui p Maceió os maloqueiros roubam tudo.

  • Segundo a Agência Câmara de Notícias, de São Paulo, o patinete elétrico pode auxiliar no problema da mobilidade urbana, destacando que é um meio de transporte pequeno, que tem impacto menor no trânsito do que outros meios. Mas, a regulamentação de seu uso ainda é tema de debate.
    Há uma variedade de regulamentos em países onde o patinete chegou antes que no Brasil. No Reino Unido, o uso é proibido em ruas e calçadas públicas—os veículos podem ser usados somente em propriedades privadas.
    Na cidade de San Francisco, nos EUA, há limitação da quantidade de patinetes que podem circular em vias públicas determinadas. Quando estacionados devem estar em posição vertical e, não podem obstruir a passagem de pedestres Também não podem estar em esquinas, rampas ou onde caminhos de pedestres se cruzam. É proibido estacionar o veículo apoiado em prédios, em calçadas com menos de 2,7 metros de largura, em pontos de ônibus ou na frente de portas. As regras são bem detalhadas. 
    Na França os patinetes só tem permissão para circular em ciclovias e estradas. Os usuários com menos de 12 anos devem portar capacete e não se pode usar fones nos ouvidos. Os veículos devem ser equipados com luzes dianteiras e traseira, dois freios e uma buzina . 
    Já na Holanda é necessário conseguir uma permissão de um órgão público de mobilidade. Capacetes não são obrigatórios mas a circulação é limitada e a idade mínima para a utilização do transporte é 16 anos, enquanto na França é 8 anos. 
    Há regulamentação também na Alemanha e na Austrália. Portanto, a afirmativa está correta

    Gabarito do Professor: CERTO.