SóProvas


ID
3279436
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao todo, 56 pessoas morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim  (Compaj), em Manaus, informou o secretário de segurança pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas. Inicialmente  o governo havia confirmado 60 mortes. 

                                                         

    Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


O massacre no complexo penitenciário de Manaus foi considerado, por autoridades, como o pior na história do sistema prisional do estado.

Alternativas
Comentários
  • Ao todo, 56 morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário como "o maior massacre do sistema prisional" do Estado. Inicialmente o Governo havia confirmado 60 mortes.

    http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/01/rebeliao-no-compaj-chega-ao-fim-com-mais-de-50-mortes-diz-ssp-am.html

  • Inaugurada em 1982, no governo de Gilberto Mestrinho, a Colônia Agrícola “Anísio Jobim" (CAIAJ) veio preencher uma lacuna que há muito fazia falta no Estado do Amazonas, já  que as legislações penais do  país previam, desde o início do século XX, a possibilidade de recolhimento de condenados em estabelecimentos agrícolas. Antes dela havia apenas a Penitenciária “Desembargador Raimundo Vidal Pessoa", a qual servia de cadeia e penitenciária ao mesmo tempo, sem qualquer critério de classificação ou de individualização da pena. A proposta é a separação de presos em regime fechado e aqueles em regimes semi -abertos.
    O complexo Anísio Jobim é composto pela parte de regime fechado e aquela de regime semi -aberto. Funciona assim desde 1999 quando, no governo de Amazonino Mendes, foi finalizada a construção dos prédios necessários ao funcionamento do complexo. 
    Neste Complexo, no dia 1 de janeiro de 2017 houve violenta rebelião causada pela guerra entre duas facções rivais (Família do Norte e Primeiro Comando da Capital) pelo comando do tráfico de drogas na região. Houve 200 foragidos e 56 presos mortos em uma rebelião que durou 17 horas. Segundo periódicos nacionais, os mortos eram integrantes de uma facção criminosa que cumpriam pena por estupro.
    A situação foi marcada por enorme selvageria e teve repercussão internacional, acompanhada das costumeiras críticas ao sistema prisional do Brasil. Essa foi considerada a maior rebelião na história do Estado do Amazonas. A afirmativa é correta 
    Gabarito do professor: CERTO.