SóProvas


ID
3279655
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos de administração, aos tipos de organização, às estruturas organizacionais, à departamentalização e aos organogramas e fluxogramas, julgue o item.


A administração científica, proposta por Taylor, via com desconfiança a organização racional do trabalho, uma vez que ela não garantia a padronização dos métodos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Taylor observou que o sistema de Gestão na sua época, tinha muitas falhas, entre elas:

    1 - a falta de padronização dos métodos de trabalho;

    2 - o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários;

    3 - a forma de remuneração utilizada nas empresas.

    Com intuito de "solucionar" essas falhas, Taylor foi o criador da Aministração Científica que tem ênfase nas tarefas, tem objetivo de eliminar os desperdícios e reduzir os custos.No seu livro "Administração de Oficinas" (1903), Taylor recomenda a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Sendo assim, o operário seria escolhido pela sua habilidade em determinada atividade (divisão do trabalho), treinado e conseguindo produzir mais em menos tempo, sem elevar os custos com a produção da empresa.Taylor, também acredita que a remuneração do operário deve ser feita de acordo com a sua produção, incentivando-o a produzir mais.Algumas vantagens do estudo dos tempos e movimentos:

    1 - Eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis;

    2 - Racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho;

    3 - Facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.

    4 - Organização Racional do Trabalho, onde os operários realizam tarefas de forma mais simples e rápida, com um tempo médio determinado, conseguindo que as tarefas fossem feitas em menor tempo, reduzindo os custos com a produção da empresa.

    FONTE:ADMINISTRADORES.COM.BR

  • GAB ERRADO

     TAYLOR CRIOU A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO:

    1. Estudo de tempos e movimentos (fixação de um tempo padrão);
    2. Estudo da fadiga humana;
    3. Divisão do trabalho/ especialização;
    4. Desenho de cargos (menor unidade possível dentro da organização) e tarefas (conjunto de ações desempenhada de maneira repetitiva);
    5. Incentivos salariais e prêmio de produção;
    6. Padronização;
    7. Supervisão funcional (contra a centralização de autoridade, supervisionava apenas a sua especialização).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Quem via com desconfiança era a ADM Burocrática, por isso que ela era regida por uma alta centralização e baseada em normas e regulamentos, e claro para que se atingisse uma maior produtividade e eficiência

  • ERRADO

  • Cientifica: Objetiva aumentar a produtividade e eficiência por meio da organização racional do trabalho no nível operacional.

  • A organização racional do trabalho faz parte da teoria da administração científica. Diferentemente do que é proposto pelo enunciado, a organização racional do trabalho – ORT preocupava-se com a definição de padrões e métodos de trabalho.

    Se quiser relembrar as demais características da Administração Científica, veja: