-
O objetivo da contabilidade é fornecer informações úteis para usuários internos e externos, ou seja, inclui o contador.
-
Conforme entendimento doutrinário, estruturalmente, os usuários da informação contábil estariam divididos em dois pólos de localização:
"(a) usuários internos: os usuários que estariam diretamente vinculados a partir do ambiente em que se localizam, como administradores e empregados".
Como se verifica, o contabilista é um usuário interno.
"(b) usuários externos: aqueles que estariam vinculados externamente à entidade, participando dela ou não. Nesse último caso, podemos citar o governo e seus órgãos, seus investidores e seus credores, por exemplo".
Gabarito Errado
-
Errado
Se utiliza as informações, independentemente do motivo, é usuário. O contabilista é um usuário em potencial.
-
O objetivo da contabilidade é fornecer informações úteis, o que já torna o contabilista um usuário!
-
Acertei, mas fiquei na dúvida em qual daquelas classificações (primário ou secundário, interno ou externo) o contabilista será inserido. Alguém pode ajudar?
-
Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções. Podemos considerar: Administradores; Proprietários, acionistas ou investidores; Contadores e Auditores internos; Outros funcionários.
Usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa. Alguns deles são: Governo; Bancos; Fornecedores; Acionistas potenciais; Outros interessados.
fonte: dicionariofinanceiro.com
-
- FINALIDADE DA CONTABILIDADE: FORNECER INFORMACOES UTEIS...
- LOGO, SE O CONTADOR É QUEM FAZ O DRE OU BALANCO PATRIMONIAL, AUTOMATICAMENTE É USUÁRIO DA CONTABILIDADE
-
Os usuários tanto podem ser internos como externos. Cada qual com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.
O contabilista é um exemplo de usuário interno, o que torna incorreta a assertiva.
-
=> Finalidade
- fornecer informações aos usuários interno e externos para TOMADA DE DECISÕES.
-
Eu não concordo com a resposta do professor que diz que o contabilista é um usuário interno.
Para ser um usuário interno, deverá esse usuário ter poder de decisão (Gerentes, sócios majoritários).
O contabilista elabora as demonstrações, mas ele não tem poder de decisão nenhum sobre a empresa, ele é apenas um empregado comum.
Empregados = USUÁRIOS EXTERNOS (não possuem poder de decisão).
-
O objetivo da contabilidade é fornecer informações úteis para usuários internos e externos, e o contabilista/contador é um usuário interno...