SóProvas


ID
3280090
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto  aos  diversos  componentes  do  patrimônio  e  à  sua  relação  com  as  demonstrações  financeiras,  julgue  o  item.

É vedada a dedução de qualquer valor na avaliação pelo custo de aquisição dos investimentos em participação no capital social de outras sociedades. 

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404/76

    Art. 183.III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, [...], pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas;

    ERRADO

  • Questão sobre a avaliação dos investimentos em participação no capital social de outras sociedades.

    Conforme Montoto¹, os investimentos permanentes em participação societária devem ser avaliados de formas distintas, dependendo da importância e do significado do investimento para a empresa que faz o investimento, isto é, investidora.

    As participações societárias permanentes poderão ser avaliadas de três formas distintas:

    - Método da Equivalência Patrimonial (MEP);
    - Método do Valor Justo;
    - Método do Custo.

    Sempre serão avaliadas pelo método de equivalência patrimonial as empresas cujas participações societárias se classificarem como coligadas ou controladas. Se não se classificarem assim, esses investimentos devem ser avaliados pelo valor justo se possuírem alguma forma de avaliação de mercado e, se não for possível, serão avaliados pelo seu custo de aquisição.

    Nesse sentido, dispõe o art. 183 da Lei nº 6.404/76 acerca da avaliação pelo custo de aquisição dos investimentos:

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
    (...)
    III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas;

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    É vedada a dedução de qualquer valor na avaliação pelo custo de aquisição dos investimentos em participação no capital social de outras sociedades.

    É permitida a dedução da provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, na avaliação pelo custo de aquisição dos investimentos em participação no capital social de outras sociedades, conforme Lei n.º 6.404/76.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 859.


    Gabarito do Professor: ERRADO.