SóProvas


ID
3280282
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Estudantes de todo o Brasil foram pegos de surpresa, no dia 3 de junho de 2019, com o anúncio do MEC de que, até 2026, o Enem se tornará 100% digital – isso mesmo, o fim  da  prova  impressa.  Segundo  o  presidente do Inep, o projeto‐piloto já começará a ser implantado no ano que vem. 

Internet: <https://guiadoestudante.abril.com.br> (com adaptações).  

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


A ideia de digitalização das provas do Enem surgiu neste ano no Brasil, sendo que seu resultado será aproveitado para a inserção no ensino superior, assim como já ocorre com as provas em papel atualmente. 

Alternativas
Comentários
  • Estudantes de todo o Brasil foram pegos de surpresa, no dia 3 de junho de 2019, com o anúncio do MEC de que, até 2026, o Enem se tornará 100% digital – isso mesmo, o fim  da prova impressa. Segundo o presidente do Inep, o projeto‐piloto já começará a ser implantado no ano que vem.

  • BRASÍLIA e RIO- O Ministério da Educação () anunciou em 03/07/2019 que em 2020 vai aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio () digitalmente para 50 mil candidatos, em 15 capitais do país. Os planos do  são de que em 2026 já não haja mais a prova impressa. Os estudantes que prestam a prova neste ano (2019), no entanto, não serão afetados com nenhuma mudança.

    Questão Errada

  • (...)A partir de 2026, todos os estudantes farão a prova exclusivamente por meios digitais. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a digitalização vai ao encontro do que está sendo feito no restante do mundo, além de possibilitar economia com a impressão de provas.

    A digitalização do Enem não é ideia nova, mas esta é a primeira vez que o exame feito por computador valerá pontos e poderá ser usado para acesso ao ensino superior.

    Outra vantagem, de acordo com o MEC, é a rapidez na correção.

    “Objetivamente, a pessoa pode receber a prova dela no celular já corrigida e verificar se concorda ou se teve algum erro de registro. Vai ter o comprovante em arquivo, tudo certinho”, disse hoje Weintraub. A redação também será feita pelo computador, digitada.

    Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-07/mec-diz-que-enem-digital-podera-ter-videos-e-games

  • A ideia de fazer um Enem digital não é nova. Em 2015, o ministério da Educação chegou a realizar uma consulta pública sobre a questão. Na ocasião o MEC recebeu mais de 27 mil colaborações sobre o tema.
     Aloízio Mercadante , Ministro da Educação à época , pela segunda vez, afirmou, em outubro do mesmo ano – 2015- que o ministério trabalhava com a ideia de ter mais de um Enem por ano, por meio de um exame eletrônico. Um piloto do exame digital estava nos planos do governo para o ano seguinte, mas a presidente Dilma Rousseff acabou sendo retirada do cargo.
    A saída da presidente significou a saída de Mercadante e a proposta foi esquecida, ao menos oficialmente nos governos subsequentes. 
    A afirmativa destaca ainda que os resultados do ENEM digital também permitirá a entradas em universidades públicas, da mesma forma que o ENEM impresso. É importante destacar que a proposta de digitalização em nada interfere nos objetivos traçados para a execução do exame .
    Assim sendo é possível afirmar que a afirmativa está incorreta
    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Não é ideia nova, em 2015 já se falava sobre isso.