López Obrador assumiu a presidência do México em 2018. E, em julho de 2020 chegou aos EUA para sua primeira visita. López Obrador viajou aos EUA para celebrar a entrada em vigor do novo acordo comercial negociado entre os dois países e, o Canadá, para substituir o Nafta. O primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, não compareceu por conta s questões da pandemia do covid19.
O periódico Valor Econômico publicou que o presidente norte americano, em discurso nos jardins da Casa Branca, declarou que
“o relacionamento entre EUA e México nunca foi tão próximo quanto agora", e ainda “estamos levando esse relacionamento a novos patamares".
Trump ainda citou a cooperação com o governo de López Obrador em temas como comércio, imigração e combate ao tráfico de drogas.
O presidente mexicano é o primeiro candidato de esquerda a vencer as eleições mexicanas e tem uns quantos desafios a enfrentar, sendo um deles a questão de migração para os EUA.
Ainda segundo o Valor Econômico, o presidente mexicano já chamou de “opressiva, racista e desumana" a política de tolerância zero do governo de Donald Trump com os imigrantes sem documentos.
Disse ainda que vai defender os mexicanos que vivem honestamente nos Estados Unidos e, que quer uma relação de respeito entre os dois países. No entanto, não tem estimulado migrações tampouco procurou criar conflitos com os EUA.
A afirmativa apresentada contém uma proposição que não pode ser considerada correta, apesar de apresentar corretamente o presidente do México como de esquerda
Gabarito do professor: ERRADO.