-
errado, . O controle não é ênfase, pois esse se perde por conta do distanciamento entre a gestão e área do departamento. ". A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa." As áreas são distantes e dificultam o controle.
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.
Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão sediadas.
Esta estrutura é mais indicada nas áreas de produção e vendas e as demais áreas da organização tornam-se secundárias, a área financeira é pouco utilizada porque nem sempre é permitida a descentralização.
VANTAGENS
·
Este tipo de estratégia é muito útil quando as situações externas favorecem a organização, pois permite, sem problemas, a adaptação às condições e necessidades da região em que está situada.
· Como cada departamento opera em um território como se fosse uma organização independente, o administrador de cada departamento pode tomar suas próprias decisões de acordo com as diferenças territoriais.
· A organização é mais voltada para o seu ambiente territorial e para o seu mercado, do que para seus aspectos internos, tendo em vista uma melhor avaliação e percepção dos mercados e produtos e serviços para melhor atender cada área.
DESVANTAGENS
·
O enfoque territorial tende a deixar para segundo plano a coordenação entre os departamentos, prejudicando de certa forma o comportamento global da empresa, em relação ao nível de autonomia e liberdade oferecido às filiais, o que pode ocorrer um desequilíbrio de poder dentro da organização, pois as áreas da empresa que forem geograficamente mais amplas, poderão ter a seu favor um grande potencial para discutir certas decisões importantes.
· Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos territoriais de mercado, o que torna a administração complexa.
Cada departamento possui seus próprios recursos, com isso ocorre uma duplicidade de esforços e recursos (pessoas, instalações e equipamentos), o que provoca maiores investimentos e custos operacionais
-
Gab: Errado
>> Descentralização geográfica: abordagem divisional de acordo com a localização geográfica. Dentre as desvantagens desse tipo de regionalização está o enfraquecimento da coordenação dos departamentos. Além do mais, a necessidade de que cada filial se organize para atender às demandas de diferentes localidades gera duplicação de esforços e complexidade da organização, podendo enfraquece-la como um todo.
-
ERRO!
A departamentalização geográfica enfatiza a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo.
A ÊNFASE ESTÁ NA COBERTURA GEOGRÁFICA .
A DESVANTAGEM DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E QUE ELA ENFRAQUECE A COORDENAÇÃO CENTRAL( SEJA PLANEJAMENTO,EXECUÇÃO OU CONTROLE) DA ORGANIZAÇÃO.
Fonte;GranCursos
-
ERRADO
-
A Departamentalização é a forma como uma organização
pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa
coordenação. Como a questão aborda a departamentalização geográfica, iremos
detalhar apenas esse tipo de estrutura.
A Departamentalização Geográfica faz uma abordagem da
organização enquanto sua posição geográfica, ou seja, sua distribuição no
território de atuação. Este pode ser local, regional ou internacional. Esse
tipo de organização é indicado para empresas que operam em grandes áreas
geográficas ou em mercados extensos.
Cabe destacar que, devido a sua amplitude de atuação,
a área financeira da empresa fica centralizada na matriz, enquanto as áreas de
produção e vendas são descentralizadas. A departamentalização geográfica
apresenta como vantagens: a adaptabilidade às necessidades da região em que
está situada; e rapidez na tomada de decisão, uma vez que a descentralização
possibilita maior contato com os problemas operacionais. Como desvantagens,
podemos identificar: dificuldade de coordenação dos departamentos, pois o
enfoque geográfico deixa essa coordenação global da empresa em segundo plano; maior
complexidade de controle das ações empresariais, uma vez que atua em diferentes
seguimentos territoriais; e duplicidade de esforças e recursos, pois a
descentralização geográfica contribui para maiores investimentos e custos
operacionais.
Em face
do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois esse
tipo de departamentalização enfatiza a coordenação dos
aspectos de planejamento, execução
ou controle da organização no contexto geográfico, e não como um todo.
GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
-
Dentre as desvantagens da departamentalização geográfica estão:
1. O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia colocado nas regiões ou filiais.
-
Por cada filial ter um líder diferente, com formas diferentes de coordenação, isso acaba enfraquecendo o planejamento, pois eles com enfoque regional ou controle de um todo, dado ao grau de liberdade adquirido das filiais.
-
Uma das desvantagens da departamentalização geográfica é justamente deixar em segundo plano a coordenação da organização.