-
XIV - São deveres fundamentais...
m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
XV - É vedado...
c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;
-
essa questão devia ter sido anulada TOTALMENTE ERRADA, por isso precisamos ter muita atenção em estudar no qconcursos...
-
O servidor não pode ser conivente com erros administrativos ou de procedimento, ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento de seu chefe imediato. Resposta: Errado.
Acabei de errar também! Para não errarmos mais ligue a palavra "conivente" com é vedado!
-
A dificuldade toda das questões de ética é identificar se trata-se de um dever, uma vedação ou deontologia.
Fora as bancas que trocam palavras, mudam, enfim, até chegam mudar a interpretação do texto conforme eles mesmo, e ainda dizer que tá certo.
-
não entendi o erro da questão .. alguém pode explicar?
-
conivente
adjetivo e substantivo de dois gêneros:
1 - que ou quem, sabendo de algo negativo a ser praticado por outrem, não faz nada para impedi-lo, embora pudesse fazê-lo; complacente, condescendente, transigente.
2 - que ou quem é cúmplice; que ou quem se conluiou.
Errado está é a Banca em considerar a questão como "errada", pois o termo conivente e sinõmino de cúmplice, entre outras coisas.
É erro da banca ou da plataforma.
-
Creio que o erro está em “ainda que mínimos” pois erros que não violam o interesse público ou o código de ética, não devem ser levados a conhecimento do chefe, até pq nada diz a lei sobre erros mínimos.
Veja o que a lei diz:
XIV - São deveres fundamentais...
m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
XV - É vedado...
c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;
Se fosse assim, então um erro de procedimento do tipo "enviar um arquivo para uma pasta X que deveria ter sido enviada para a pasta Y", seria um caso de levar a conhecimento do chefe? Isso é contrário ao interesse público ou viola o código de ética? Ou simplesmente era só corrigir esse "erro de procedimento"? Acontece com qualquer um em um sistema, por exemplo...ou seja é um erro mínimo! Logo, questão ERRADA!
-
Acredito estar errada pois deve comunicar "a seus superiores" e não necessariamente "ao chefe imediato".
-
E o chefe imediato não é um superior!? Se o ato ilegal for do chefe...aí sim tem que levar aos superiores!
Vivendo e aprendendo...
Segue o barco!
-
Gabarito ERRADO.
O correto é superior imediato. Se o erro for do seu chefe imediato, você deve levar ao conhecimento do superior imediato dele.
➤ O servidor não pode ser conivente com erros administrativos ou de procedimento, ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento do superior imediato.
-
***Ser conivente com infração do código de ética ou de código de ética da profissão***
-
Outra mal formulada....chefe = superior!
A banca trocou a palavra cobrando a literalidade mas manteve o significado... Se preocupou apenas em formular uma pegadinha ao contrário de testar o conhecimento devido do candidato !
Quem é meu superior imediato?
MEU CHEFE
-
Kkkkkkk essa foi boa, mas está valendo. Vamos lá ! isso é bom que nos deixa atentos ao se deparar com questões aparentementes fáceis.
-
QUADRIX querendo ser CESPE
-
Questão mais sem noção, ainda que a lei seja omissa quanto à parte criada pelo examinador "erros mínimos" é óbvio que o agente público tem sim que reportá-los. Imagine só: um errinho aqui, um errinho ali, some tudo ao final de um expediente? 1 minutinho de atraso aqui, 2 minutinhos de atraso ali...é assim que adm. Pública é vista como morosa pela população.
-
Se você errar uma palavra e descobriu que esse erro é mínimo, você vai direto ao seu chefe falar
Chefe errei tal palavra, o que eu faço? Não né.
E a questão menciona: ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento de seu chefe imediato.
@luzanira a atenção deve ser redobrada na hora de estudar o conteúdo também!
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova
o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo
Federal. Para responder a questão o aluno precisa saber os deveres
fundamentais do servidor público previstos na Seção II do Capítulo I do
referido código.
De acordo com o referido decreto, é vedado ao
servidor ser “conivente com erro ou
infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão", porém nada é tratado a respeito de erros mínimos.
O servidor deve ainda “comunicar imediatamente a seus superiores
todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as
providências cabíveis". Ressalta-se, novamente, que tal dever não se refere
a erros mínimos.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Essa banca tá mais pra quadrilha... Questão porca... e se o erro mínimo, for grave? Vou passar pano?
-
Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
"todo e qualquer ato ou fato" é o mesmo que dizer "levar inclusive o menor erro, falha.
Mas o erro está em um detalhe básico. As comissões de Ética avaliam CONDUTA , e não procedimentos ou erros administrativos.
Gabarito: E
-
Vá direto para o comentário de Juliana Wood. Deveriam colocar o comentário dela no lugar do comentário do professor QConcurso.
-
Então erros mínimos são cabíveis para a quadrix.
-
Quadrix sendo quadrix, não vou nem sofrer!
-
Mesmo que essa questão deva ser anulada, vale pra termos mais atenção a respeito como se deve interpretar de acordo como está no dispositivo do decreto.
-
Gab.: ERRADO
- O servidor deve ainda “comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis". Ressalta-se, novamente, que tal dever não se refere a erros mínimos.
-
Que banquinha viu, meus amigos.
-
vou levar essa para quando eu for servidor do inss, vou errar bastante erros minimos, principalmente se chegar um examidor que elaborou uma questão dessa.
-
Afsssssssssssssssssssss
-
A LEI NÃO TRAZ A EXPRESSÃO: "ERROS AINDA QUE MÍNIMOS".
-
O " erro mínimo" está contido na ideia de Todo e qualquer. Questão CERTA...