SóProvas


ID
3282538
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hitler  delineou  seus  planos  de  expansão  na  Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza”  (na visão nazista)  para  todas  as  pessoas  sadias  e  vigorosas  de  raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma  raça  superior estivessem enfrentando  superpopulação por conta do seu limite territorial.

Internet: <seuhistory.com> (com adaptações).

Ratzel está profundamente  envolvido  nos  debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro  fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século  XIX  e  vigorosamente  disputado  pelas  potências europeias, ávidas de territórios e de mercados. 


DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica
Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.

Um  conceito  importante  no  pensamento  geográfico  dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)

Alternativas
Comentários
  • O conceito de espaço vital, em geografia política, foi concebido por Friedrich Ratzel, nos seguintes termos: Friedrich Ratzel propôs uma Antropogeografia, como um ramo da geografia humana, que estudaria o espaço de vida dos agrupamentos humanos.

  • O conceito de espaço vital, em geografia política, foi concebido por Friedrich Ratzel, nos seguintes termos: Friedrich Ratzel propôs uma Antropogeografia, como um ramo da geografia humana, que estudaria o espaço de vida dos agrupamentos humanos.

  • Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico. Vale lembrar que a expressão “determinismo” não era empregada pelo próprio Ratzel, tratando-se de uma atribuição conceitual que foi dada a partir das leituras sobre o seu pensamento. Sua principal obra publicada foi a Antropogeografia.

    A Ratzel deve-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem. Entretanto, a teoria ratzeliana via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente.

    A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço.

    Esse pensador foi bastante influenciado pela obra de Charles Darwin, que defendia o postulado de que a evolução se basearia na luta entre as diferentes espécies, de forma que aquelas que possuíssem as características de melhor adaptação ao meio sobreviveriam. Ratzel, de certa forma, aplicou essas ideias à espécie e sua vida em sociedade. Os seres humanos, raças e etnias mais aptos venceriam e dominariam os povos considerados inferiores.

    Tais ideais basearam e justificaram teoricamente a dominação dos povos europeus, que se colocaram como uma civilização mais evoluída e desenvolvida, com a missão de dominar os povos inferiores e impor sobre eles a sua cultura e o seu modo de vida. Suas ideias também influenciaram aquilo que mais tarde veio a ser denominado por Nazismo.