A questão solicitada para o candidato tem como tema a Amazônia e sua ocupação econômica, juntamente com suas possíveis consequências ambientais.
Para responder a questão, é importante que o candidato esteja atento à importância da Amazônia para o país juntamente com as atividades econômicas que exploram esse rico bioma. Além disso, é necessário compreender a intencionalidade dessas atividades junto com os possíveis problemas ambientais que podem vir a ocorrer.
Sendo assim, vamos a análise das assertivas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois com a Revolução Verde ocorrida na década de 1970, que trouxe várias inovações tecnológicas no âmbito da produtividade agrícola, áreas de expansão agrícola têm sido implementadas no intuito de elevar a produção de commodities aqui no Brasil, como ocorreu em muitas regiões do Cerrado. Com a devastação de várias áreas, e a necessidade de aumentar mais ainda a produtividade agrícola aqui no país, está havendo a necessidade de incorporação de novas áreas de fronteira agrícola, como vem ocorrendo na Amazônia, na região chamada de Arco do Desmatamento, que abrange áreas do Mato Grosso, Rondônia, Pará e Tocantins, que vêm sendo ocupadas para o plantio de milho, soja e para a criação de gado.
Letra B - Correta. A geógrafa Bertha Becker, que tem várias obras e estudos sobre a Amazônia, aponta em seus argumentos a necessidade de uma visão integrada para o bioma. Segundo a estudiosa, em uma entrevista realizada em 2007, o bioma deve ser sim ser explorado economicamente, mas desde que isso tenha um planejamento prévio e sustentável no intuito de evitar impactos agressivos ao bioma amazônico. Para isso, é importante implementar um modelo de exploração que utilize o patrimônio natural sem destruí-lo, dando valor econômico a Amazônia a partir da utilização inteligente de ciência, inovação e tecnologia.
Letra C - Incorreta, pois o aproveitamento de plantas medicinais na Amazônia já é praticado no bioma. Algumas grandes empresas como a Natura, tem empreendido esforços para explorar um pouco do potencial medicinal do bioma, com a extração de óleos naturais, extrativismo de sementes como a castanha, ucuuba e andiroba, para seus respectivos beneficiamentos e aplicações em seus produtos. De modo geral, podemos reforçar que muitas pesquisas são sim feitas para estudar o potencial medicinal da floresta, e que já existe uma exploração, entretanto, falta investimento e estrutura para consolidar a exploração de remédios e plantas medicinais para alavancar a economia da região.
Letra D - Incorreta, pois o modelo de assentamentos rurais que visam a distribuição de terras à pequenos produtores e trabalhadores rurais com as políticas agrárias dos governos FHC e Lula (1995 - 2009), mostrou que esse modelo fundiário causou um aumento no desmatamento. Segundo o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica (Prodes), entre 1997 e 2004 o desmatamento cresceu 75% em 43% das áreas que foram assentadas, o que demonstra que essa distribuição não é sustentável, do ponto de vista ambiental. Além disso, nota-se que há um aumento da evasão ou abandono desses assentamentos por parte de pequenos agricultores, fato que é evidenciado, na maioria das vezes, por conta da distribuição, por parte do governo, de terras improdutivas a essas pessoas beneficiadas, que insatisfeitas, acabam vendendo suas porções de terras a grandes fazendeiros e posseiros, o que acentua ainda mais o processo de concentração fundiária.
Letra E - Incorreta, pois atualmente não há previsão de construção de novas rodovias em plena Amazônia. O que temos é o planejamento de reconstrução e a pavimentação de algumas vias, como a Cuiabá-Santarém (BR-163) e a BR-319 que corta Manaus a Porto Velho. Tais obras previstas podem sim devastar a vegetação intocada de algumas áreas e causar fortes impactos ambientais, contudo, a asserção está incorreta pois não há um planejamento concreto para a construção de novas rodovias e sim a restauração e a otimização das vias já existentes em bioma amazônico.
Gabarito do Professor: Letra B.
Referência da questão: Entrevista com Bertha Becker. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/entrevista-bertha-becker-revolucao-para-a-amazonia/