A população brasileira continuará a crescer até 2047, quando atingirá 233,2 milhões de pessoas. No entanto, a partir de 2048, haverá uma queda gradual até 2060, quando recuará para 228,3 milhões, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Hoje, o total de habitantes no Brasil é de mais de 208 milhões.
1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060, aponta IBG
GAB:B
De acordo com as estimativas do IBGE, o município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,72 milhões de habitantes, Brasília, com 3 milhões, e Salvador com 2,9 milhões de habitantes
A questão elaborada pelo concurso traz um dado das estimativas de população dos municípios brasileiros realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2018. Para responder a pergunta, o candidato tem que estar atento à dinâmica populacional do país, além de se atentar pra alguns dados quantitativos que são evidenciados nesse levantamento demográfico.
Se baseando nessa estimativa realizada, vamos então julgar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois os quatro municípios mais populosos do país são: São Paulo (SP) - Região Sudeste -, Rio de Janeiro (RJ) - Região Sudeste -, Brasília (DF) - Região Centro-Oeste - e Salvador (BA) - Região Nordeste. Portanto, dos quatro municípios mais populosos apenas dois estão no Sudeste e não três, tornando a alternativa incorreta.
Letra B - Correta, pois embora o país esteja tendo um crescimento em sua população, esse aumento populacional tem prazo pra acabar. Segundo o IBGE, o Brasil terá 233,2 milhões de pessoas até 2047. Já em 2048 haverá uma queda gradual na população até 2060, quando o país terá cerca de 228 milhões de habitantes. Essa queda nesse período citado, decorre do envelhecimento populacional que ocorre por conta do aumento da qualidade de vida do brasileiro, a urbanização brasileira, a queda na taxa de fecundidade e o aumento no acesso de vacinas e a medicamentos. Sendo assim, a alternativa está correta.
Letra C - Incorreta, pois segundo essa estimativa populacional, o Estado que tem a maior expectativa de vida é Santa Catarina (79,7 anos), liderança que deve se manter até o ano de 2060, com a expectativa de vida estimada em 84,23 anos. Portanto, a alternativa está errada.
Letra D - Incorreta, pois segundo esse mesmo levantamento feito, a proporção de pessoas com mais de 65 anos previstas para 2060, pode ultrapassar 25,5% da população brasileira.
Letra E - Incorreta, pois segundo as estimativas, em 2018 a taxa de fecundidade da mulher brasileira está em 1,77 filhos por mulher, ou seja, está abaixo da estimativa de dois filhos por mulher.
Gabarito do Professor: Letra B.