Getúlio Vargas chegou à presidência do Brasil, em 1930, através de uma Revolução que destituiu Washington Luís.
Durante todo o governo Vargas buscou a centralização do poder e estar próximo ao povo, o que fica evidenciado no Estado Novo com o culto a sua imagem.
No ano de 1937, ele desenha uma nova Constituição que configura mais a centralização do poder e permanece no poder até 1945 quando renuncia.
Nos 15 anos que esteve no poder aconteceram profundas transformações, econômicas e políticas: política trabalhista, propaganda política, centralização do poder e capacidade de negociação política.
A substituição de importações com a implementação de indústrias de base, economia centrada no café, a criação do Ministério do Trabalho, sindicatos sob controle governamental, são exemplos de ações varguistas.
A bibliografia para estudo do período é bastante vasta. Embora seja tema clássico estudado no Ensino Médio, é preciso uma leitura mais atenta da bibliografia fornecida pois a produção sobre o período é bastante grande, com várias vertentes de análise. E, para responder a questão é preciso ter conhecimento prévio sobre o governo Vargas. Assim será possível indicar com segurança uma medida tomada durante o governo Vargas.
A) INCORRETA – No ano de 1937, iniciou-se o cerceamento de liberdade em função da “descoberta" de um plano “comunista" de dominação do poder no Brasil. Mais tarde descobriu-se que o General Gois Monteiro forjou tal documento : o conhecido Plano Cohen. Na Constituição de 1937 ficou evidente a transformação do governo de Getúlio Vargas em uma ditadura com inspiração nazi fascista, com controle de rede de informação e culto a imagem do líder, dentre outros elementos.
B) INCORRETA – No Estado Novo foi fundado o Departamento de Informação e Propaganda (DIP) que era responsável pelo controle da rede de informações: jornais, revistas, cinema e rádio. Mas também uma de suas funções era o estímulo ao culto da imagem de Getúlio Vargas.
C) CORRETA – A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada, em 1941, com o objetivo de fornecer aço para os Países Aliados durante na Segunda Guerra Mundial. Os subsídios necessários para a construção veio de um acordo diplomático entre Estados Unidos e Brasil chamado Acordos de Washington.
D) INCORRETA - O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial com a pressão dos Estados Unidos, em troca do reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras e fornecimento de subsídios necessários para a criação da indústria de base. Outro motivo para a entrada na Guerra foi o fato de navios mercantes brasileiros terem sido bombardeados por submarinos alemães.
E) INCORRETA - O Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio foi criado em novembro de 1930. Os sindicatos foram criados para proteger a classe de trabalhadores a quem ele pertence. No período do governo de Getúlio Vargas tiveram o nome de “pelegos", porque serviam como intermediário entre governo e os trabalhadores . Defendiam as orientações do Ministério do Trabalho.
Gabarito da professora: Alternativa C.