SóProvas


ID
3282631
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • O FIM DA DITADURA FOI MARCADO PELA SAÍDA DE JOÃO FIGUEIREDO QUE MARCA O FIM DOS GOVERNOS MILITARES, PORÉM LOGO APÓS ISSO AS ELEIÇÕES FORAM INDIRETAS, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE O FIM DA DITADURA MARCA O RETORNO À DEMOCRACIA.

    NAS ELEIÇÕES INDIRETAS QUE ACONTECEM EM 1985 --> ELEGE-SE TANCREDO NEVES PARA PRESIDENTE QUE NÃO ASSUME POR MOTIVO DE FALECIMENTO E JOSÉ SARNEY PRA VICE QUE ASSUME COMO PRIMEIRO PRESIDENTE CIVIL DA NOVA REPÚBLICA

    NOVA REPÚBLICA (JOSE SARNEY ) 1985-1990

    VICE DE TANCREDO-ELEITO INDIRETAMENTE

    MARCA O FIM DA DITADURA

    FRACASSO ECONÔMICO E SUCESSO POLÍTICO

    CRIAÇÃO DO PLANO CRUZADO/BRESSER/VERÃO

    CONSTITUIÇÃO CIDADÃ DE 1988

    GAB - B

    PLANILHA ORGANIZADA VOLTADA PARA A PM SP

    encurtador.com.br/AKX36

  • O período militar acaba com a saída de João Figueiredo, o último presidente militar do país.

    O país, no entanto, mesmo com a saída deste mandatário, ainda se organizava e era regido sob a legislação que foi criada durante a Ditadura. Ou seja, a transição entre ditadura e democracia ainda não estava completa, ainda que o poder já estivesse nas mãos dos civis.

    Assim, o real marco de transição entre o regime de exceção (a ditadura militar) e o período democrático foi o documento constituidor do país, a carta magna, a Constituição Federal de 1988.

    Gabarito: B

  • Alternativas corretas B,C,D. Mas a mais correta é a ALTERNATIVA B, pois o marco foi a constituição cidadã que abrange também o direito do consumidor, do idoso e da criança e adolescente.

    Devagar&sempre

  • A ditadura militar teve inicio no ano de 1964, com um golpe militar e durou até o ano de 1985. O golpe destituiu o Presidente da República João Goulart e instaurou transformações políticas, econômicas e sociais, tais como restrições de direitos políticos, censura, perseguição aos opositores, mudança na política econômica, dentre outras. 
    O regime ditatorial, com o fim da prosperidade econômica do chamado “milagre econômico" e com os desaparecimentos dos opositores, começou a perder o apoio da classe média. Os militares, em 1979, começaram a dar inicio ao que chamavam de uma abertura lenta e gradual e assim tomaram algumas medidas paulatinamente, como: revogação do AI-5, anistia aos presos políticos e exilados e fim do bipartidarismo. O fim da ditadura tem o seu marco com a eleição pelo Colégio Eleitoral de Tancredo Neves para a Presidência da República do Brasil. 
    Para responder esta questão é preciso ter clareza acerca do regime militar e a transição para o governo civil. Entre as alternativas está colocado o marco jurídico desta transição. 
    A) INCORRETA - A eleição presidencial do civil Tancredo Neves foi feita através de voto indireto. 

    B) CORRETA – A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 22 de setembro de 1988. É a Lei fundamental e Suprema do país e está no topo do ordenamento jurídico. No caso, ordena a construção dos governos civis vindouros. 

    C) INCORRETA – O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. É o ordenamento jurídico brasileiro responsável por estabelecer as regras normativas para a proteção aos direitos do consumidor. 

    D) INCORRETA – O Estatuto da Criança e do Adolescente é o conjunto de normas jurídicas que visam a proteção integral da criança e do adolescente. Foi criado em 1990. 

    E) INCORRETA – O Estatuto do Idoso foi criado em 01 de outubro de 2003. Seu objetivo é garantir o direito dos idosos e prevê punições aqueles que não os cumprirem. 

    Gabarito da professora: Alternativa B.
  • GAB B

    Complementando :

    Ø Tancredo neves foi o 1º presidente Civil após a ditadura millitar, porém foi eleito de forma INDIRETA!

    Questão ) Mesmo sendo indireta, a eleição de Tancredo Neves para a presidência da República encerrou o ciclo do autoritarismo militar no Brasil contemporâneo. Gab c