-
PM BA 2020
-
Gab E. Inconfidência mineira.
O personagem enforcado foi o TIRADENTES.
-
INCONFIDÊNCIA MINEIRA (1789)
LOCAL :MINAS GERAIS
OBJETIVO: MINAS GERAIS INDEPENDENTE DE PORTUGAL
DERRAMA
IDEAIS ILUMINISTAS
-LÍDER: " TIRADENTES"
GAB : E
-
PM PR 2020
-
ESFCEX - 2020
-
LETRA A- A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco. Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares.
LETRA B- A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I. Também tinha, entre seus objetivos, a intenção de separar-se efetivamente do território brasileiro, constituindo nova república.
LETRA C- Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. Os participantes desse levante se inspiraram nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa, e contaram com a participação da elite baiana, marcada na figura do jornalista e médico Cipriano Barata e do padre Agostinho Gomes, que eram adeptos do pensamento francês e críticos ferrenhos do sistema colonial português em vigor.
LETRA D - A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico (1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira.
Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
-
Vila Rica -> Situa-se em MInas Gerais -> Inconfidência MIneira
-
O processo de libertação das colônias ibéricas na América aconteceu no século XIX. A proposta unia os objetivos de independência e de estabelecimento de um Estado de modelo liberal. O ideário liberal chegou da Europa através de livros e de estudantes das Américas que iam estudar em universidades europeias.
Os movimentos que se tornaram exemplos para as lutas nas colônias ibéricas foram o processo de independência das Treze Colônias inglesas na América do Norte e, posteriormente a Revolução Francesa. Tal exemplo levou à organização de revoltas nas colônias espanholas e portuguesa, mesmo que ainda não houvesse claramente estruturada a ideia de Nação, base para a formação de Estados.
Entre as alternativas uma apresenta o nome de uma das revoltas acontecidas no Brasil, que teve influência do ideário e do movimento de libertação das Treze Colônias.
A) INCORRETA- O movimento aconteceu no século XVII (1645- 1654) e foi contra o domínio holandês na capitania de Pernambuco.
B) CORRETA- A Confederação do Equador teve como motivo o autoritarismo e o descontentamento em relação à constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, já com o Brasil independente, durante o primeiro reinado.
C) INCORRETA – A conjuração Baiana teve como objetivo a independência da Bahia e aconteceu em 1898
D) INCORRETA- A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos aconteceu no Rio Grande do Sul durante o período monárquico, após a independência. Durou de 1835 a 1845 . Foi uma disputa entre grupos no Rio Grande do Sul e teve também caráter separatista.
E) CORRETA- A Inconfidência Mineira teve influência direta do ideário da independência das Treze colônias e da Revolução Francesa por conta dos intelectuais que eram membros do grupo revoltoso.
RESPOSTA: Letra E.
-
Avante! PMPR #Pertenceremos!
-
Qustao relativamente positivista. Mas de facil resolucao.