SóProvas


ID
3283087
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A indicação de não misturar documentos de origens diferentes é feita pelo princípio do(da)

Alternativas
Comentários
  • Princípio da proveniência / respeito aos fundos

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Fonte:http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf página 135

  • muito bom a questão...

  • Gabarito: E

    Princípio da Proveniência:

    O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras.

  • Sempre confundo P. da ordem original com proveniência.

  • Princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos. Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento - princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

    gab. E

  • [GABARITO: LETRA E]

    Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio do Respeito pela Ordem Original: Determina que o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    TECNOLOGIS.

  • O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras.