O arranjo é a organização dos documentos que foram recolhidos para o arquivo permanente por conterem características históricas, culturais, probatórias ou informativas, ou seja, por serem de valor secundário.
Esses documentos são o reflexo da instituição e representam, de forma histórica/cultural/probatória/informativa, as atividades e funções institucionais. Essa organização só é possível pois o princípio de respeito aos fundos foi aplicado. Do contrário, estaríamos lidando com documentos de fundos diferentes, o que inviabilizaria uma organização com contexto, por esse motivo a resposta correta é a letra D (respeito aos fundos).
a) a organicidade é uma característica que determina que um documento qualquer é arquivístico, pois se um documento é orgânico, quer dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, ou seja, esse documento vai refletir a instituição, o que o torna arquivístico. A organicidade poderia fundamentar o arranjo, já que sem ela nem os documentos arquivísticos existiriam para que pudessem ser organizados, mas o respeito aos fundos é alto mais factível diante da análise apresentada. Errada.
b) não é um princípio
c) não é um princípio
d) gabarito, conforme apresentado acima
e) o princípio da ordem primitiva/original diz que os documentos devem manter a ordem intelectual e material em que foram produzidos, prevalecendo a material. Dessa forma, o contexto vai ser mantido. Errada.
Gabarito do Professor: Letra D.