SóProvas


ID
3284176
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Assim sendo, uma das características da redação oficial é a utilização do padrão culto de linguagem que é, por definição

Alternativas
Comentários
  • Avessa a vocábulos de circulação restrita, como as gírias e os jargões.

  • gabarito c maluco

  • 3.6 Formalidade e padronização

    (...) Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. (...)

    (...) Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.

    Resposta letra C

  • Para responder esta questão, o candidato precisa ter conhecimento referente aos atributos da redação oficial, especificamente o que trata sobre o uso da norma culta padrão da língua portuguesa.

    a) O manual determina que "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua". Assim, é notório que a linguagem informal, coloquial e corriqueira de todo e qualquer cidadão não é aceita e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    b) O manual estabelece que usar "o padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário". Nesse sentido, verificamos que a orientação é que não sejam utilizadas as linguagens rebuscada e erudita, pois elas impedem a compreensão por todo e qualquer cidadão brasileiro e, assim, esta alternativa está incorreta.
    c) Tendo em vista que o uso do padrão culto objetiva a compreensão do texto por todo e qualquer cidadão, e tendo em vista que o manual orienta que "O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada", verificamos que de fato tal padrão de linguagem é avessa a vocábulos de circulação restrita, como as gírias e os jargões e, portanto, que esta alternativa está correta.
    d) De acordo com o manual, "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua". Nesse sentido, a utilização do padrão culto não é contrária às regras gramaticais e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    e) O manual determina que, para obtenção da clareza e, consequentemente, da norma culta, não devem ser utilizados regionalismos e neologismos. Assim, para que o texto esteja de acordo com tal padrão de linguagem não pode haver dialetos característicos de cada região do país e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    Gabarito: Letra C
  • NUNCA LEIA CORRENDO

  • Questão perspicaz

    AVESSA a vocábulos de circulação restrita, como as gírias e os jargões, ou seja, CONTRÁRIO ao vocábulos de circulação restrita, como as gírias e os jargões.

    Gab. C

  • avessa = contrária