A análise do pequeno trecho apresentado na questão não demanda um conhecimento acadêmico mais aprofundado. Publicações de caráter jornalístico fornecem dados suficientes. E, a vivência de cada um também agrega conhecimentos acerca das grandes modificações pelas quais o mundo vem passando , desde a segunda metade do século XX, de forma cada vez mais acelerada.
Entre as questões em pauta destaca-se a referente ao desgaste dos recursos do planeta, em função da utilização desregrada e os excessos do consumismo desenfreado. Os estudos de cientistas especializados no tema alertam seguidamente acerca do aquecimento do planeta, da poluição que aumenta o buraco da camada de ozônio que nos protege dos raios nocivos do sol , entre outros problemas .
Podemos destacar a Conferência da ONU para meio ambiente e desenvolvimento, de 1972 e, a publicação do Relatório Bruntland, que enunciou o conceito de “desenvolvimento sustentável" (1987) como marcos importantes ao propor diretrizes para a política ambiental dos Estados.
Entre os problemas mais graves do planeta está a crescente escassez de água potável, ao passo que o degelo das calotas polares aumenta o nível de oceanos nos quais a água é salgada. Há sérios processos de desertificação e seca nas nascentes de rios. A modificação do regime de chuvas ,pelo aquecimento global e pela destruição da vegetação , traz efeitos desastrosos . Já há populações que são refugiadas ambientais, sendo a falta d' água uma das questões mais prementes.
Portanto, a afirmativa está correta
Gabarito do Professor: CERTO.