SóProvas


ID
3286945
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

    Fala e escrita, como formas de manifestação da linguagem, ocorrem em ambientes sociais distintos, com exigências específicas quanto à sintaxe e às estruturas textuais. Devido às suas próprias formas textuais e genéricas, fala e escrita diferem quanto às suas estruturas e funções características, fazendo com que, no âmbito do ensino, haja uma estreita ligação entre linguagem e cognição. Fala e escrita, por conseguinte, compõem modelos cognitivos distintos e que estão disponíveis para seus usuários. Uma vez que essas formas de manifestação da linguagem são diversificadas, a preocupação com sua delimitação e nomeação traduz-se na noção de gêneros discursivos de Bakhtin (1992).
    Bakhtin concebe os gêneros do discurso como tipos de enunciados criados dentro dos vários campos da atividade humana. Consoante tal perspectiva, a linguagem é aprendida por meio de enunciados concretos, ouvidos e reproduzidos na comunicação verbal. Cada um dos vários gêneros apresenta suas próprias exigências em termos de conteúdo, de estrutura e de sequências linguísticas que os compõem. Todos esses aspectos devem ser aprendidos mediante práticas sociais que desenvolvam as capacidades de linguagem dos indivíduos e as estratégias de aprendizagem.

(Abuêndia Padilha Pinto. Gêneros discursivos e ensino de Língua Inglesa.
In: A. P. Dionisio, A. R Machado e M. A Bezerra (orgs). Gêneros textuais e
ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2005, Adaptado)

De acordo com o texto, gêneros discursivos

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a orientação para o ensino de línguas a partir dos gêneros discursivos data da década de noventa, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). ///////// Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam (BRASIL, 1998, p. 21).
  • Trata-se de questão de interpretação de texto na qual o candidato deve apontar, de acordo com o texto, o que são gêneros discursivos.

    Analisemos, uma a uma, as alternativas disponíveis:

    Alternativa A.
    FALSA. De acordo com o texto, gêneros discursivos não são livres, devendo obedecer às estruturas e sequência que lhes são característicos. Observe o trecho: “Cada um dos vários gêneros apresenta suas próprias exigências em termos de conteúdo, de estrutura e de sequências linguísticas que os compõem."

    Alternativa B.

    VERDADEIRA. A informação aparece de forma clara nos seguintes trechos: “Bakhtin concebe os gêneros do discurso como tipos de enunciados criados dentro dos vários campos da atividade humana. (...) Cada um dos vários gêneros apresenta suas próprias exigências em termos de conteúdo, de estrutura e de sequências linguísticas que os compõem."

    Alternativa C.
    FALSA. Um texto será regido por regras mais ou menos rígidas a depender do gênero discursivo ao qual faz parte. Veja: “Cada um dos vários gêneros apresenta suas próprias exigências em termos de conteúdo, de estrutura e de sequências linguísticas que os compõem."

    Alternativa D.
    FALSA. As manifestações de linguagem são diversificadas, não estanques. É justamente essa variedade que justifica a preocupação com a delimitação e nomeação dos gêneros discursivos por Bakhtin. Observe: “Uma vez que essas formas de manifestação da linguagem são diversificadas, a preocupação com sua delimitação e nomeação traduz-se na noção de gêneros discursivos de Bakhtin (1992)."

    Alternativa E.
    FALSA. Os diferentes gêneros discursivos não dependem da cognição. Dependem, sim, das práticas cotidianas. “Todos esses aspectos devem ser aprendidos mediante práticas sociais que desenvolvam as capacidades de linguagem dos indivíduos e as estratégias de aprendizagem."


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.