Trata-se de questão envolve o conhecimento de estratégias cognitivas usadas na aprendizagem na aquisição de uma segunda língua ou a extensão do vocabulário específico do candidato, que deverá selecionar a alternativa que indica a estratégia definida no enunciado.
Cognição diz respeito ao conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. As estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. São estratégias cognitivas: repetição, agrupamento, dedução, imagem, representação auditiva, elaboração, transferência, método de palavras-chave, inferência, anotações e resumos.
Vamos ao enunciado:
Para entender informações que não estão abertamente disponíveis em um texto, seja oral ou escrito, os usuários da linguagem fazem uso da estratégia cognitiva conhecida como
Alternativa A.
CORRETA. O vocábulo “inference" é cognato verdadeiro de “inferência". Trata-se, portanto, do ato de deduzir-se algo a partir das informações existentes. É a estratégia usada para entender informações subjacentes (que não estão abertamente disponíveis) em um texto.
Alternativa B.
ERRADA. “Reasoning" é o processo de pensar sobre algo a fim de tomar uma decisão. Diz respeito à argumentação, isto é, ao conjunto de ideias ou argumentos que levam ao convencimento de alguém ou à conclusão de algo.
Alternativa C.
ERRADA. Não há que se falar em transferência lógica. O conceito em questão trata de extrair informações que não estão abertamente disponíveis em um texto. Transferir, por sua vez, traz a ideia de mudar dados de lugar.
Alternativa D.
ERRADA. “Prediction", em português previsão, é uma afirmativa a respeito de algo que acredita-se a respeito do futuro.
Alternativa E.
ERRADA. “Imaging" é um termo de tecnologia da informação usado para descrever o processo de uso de um computador para produzir uma imagem detalhada de algo.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.