SóProvas


ID
3287026
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

    … constitui uma forma peculiar de representação e estilo em que predominam a força criativa da imaginação e a intenção estética. Não é mera fantasia que nada tem a ver com o que se entende por realidade, nem é puro exercício lúdico sobre as formas e sentidos da linguagem e da língua.
    Como representação – um modo particular de dar forma às experiências humanas –, não está limitado a critérios de observação fatual (ao que ocorre e ao que se testemunha), nem às categorias e relações que constituem os padrões dos modos de ver a realidade e, menos ainda, às famílias de noções/conceitos com que se pretende descrever e explicar diferentes planos da realidade (o discurso científico). Ele os ultrapassa e transgride para constituir outra mediação de sentidos entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto, mediação que autoriza a ficção e a reinterpretação do mundo atual e dos mundos possíveis.

(Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa: 1998. Adaptado) 

Conforme exposto, o tipo de texto em questão demanda

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Ele os ultrapassa e transgride para constituir outra mediação de sentidos entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto, mediação que autoriza a ficção e a reinterpretação do mundo atual e dos mundos possíveis.

    ? Ou seja, é uma identidade não utilitária da linguagem, composta por uma autonomia para que o leitor reinterprete de acordo com o mundo que ele queira.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    uso não utilitário da linguagem, pois possui uma autonomia em relação ao objeto real de que ele é signo.

    constitui uma forma peculiar de representação e estilo em que predominam a força criativa da imaginação e a intenção estética.Não é mera fantasia que nada tem a ver com o que se entende por realidade, nem é puro exercício lúdico sobre as formas e sentidos da linguagem e da língua.

  • Texto literário/não utilitário= linguagem pessoal, emotiva, subjetiva, poética, conotativa ou opinativa

    Texto não-literário/utilitário= linguagem referencial, denotativa, impessoal.