SóProvas


ID
3287035
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Sempre alerta!

    Grande espírito, o daquele escoteiro. Estava na rua, segurando seu feroz cão policial, quando viu parar um ônibus. Os passageiros desceram, subiram, o ônibus pôs-se a andar. No momento em que o ônibus ia andando, apareceu um velhinho tentando pegá-lo. Correu atrás do ônibus. Quando já o ia pegando, o ônibus aumentou a velocidade. No instante exato em que o velhinho, aborrecido, ia desistir do ônibus, o escoteiro não teve dúvida: soltou o cachorro policial em cima dele. O velho pôs-se a correr desesperadamente e, como única salvação, pegou o ônibus que já ia quinhentos metros adiante. O escoteiro segurou de novo o cão e voltou para casa, feliz, tendo praticado sua boa ação do dia.

Moral: No cerne da violência nem sempre há violência.

(Millôr Fernandes, Fábulas Fabulosas, 1991. Adaptado)

O texto faz parte de um livro de fábulas do escritor Millôr Fernandes. Uma característica desse gênero presente em “Sempre Alerta!” é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? a moral, que faz certa apreciação com base nas informações textuais.

    ? Moral: No cerne da violência nem sempre há violência (=relaciona-se diretamente com aquilo apresentado no texto, com o ato de o escoteiro soltar o ca chorro para que o velhinho conseguisse pegar o ônibus, a intenção era de ajuda e não relacionada a um ato violento).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva c

    a moral, que faz certa apreciação com base nas informações textuais.

  • C,D e E estariam certas ao meu ver haha

  • Uma característica desse gênero

    Apesar de ter ido na letra e, parei para pensar e entendi, a resposta está no cerne da questão, vejam que se trata de uma "fábula" cuja característica marcante é a moral, portanto, para quem marcou a letra e, como eu, apesar de certa quando comparada ao texto, não foi o que a questão perguntou. Por isso, não caberia recurso.

  • Percebam que a questão diz que o texto faz parte de um livro de fábulas, e pede uma característica comum desse gênero. D e E estão de acordo com o texto, mas são características comuns ao gênero crônica. Somente a letra C retrata uma característica que está presente no texto e aparece nas fábulas em geral.

  • Caiu na pegadinha quem leu a fábula. Ao Ler somente o enunciado, é nítido que é pedido a característica marcante da fábula: a moral da história.

  • Apesar de cair na pegadinha e marcar a letra e, ao reler o enunciado percebi que a banca queria a característica marcante do gênero textual fábula, qual seja, lição de moral, razão pela qual somente cabível a assertiva c.