SóProvas


ID
328753
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Resposta:Letra "E".
    A estabilidade ou recorrência de atividades podem ser verificadas em relação às entradas de  energia (inputs), à transformação de energias dentro do sistema e ao produto resultante (outputs), este modelo de sistema de input-output é tirado de sistema aberto, exposta por Von Bertalanffy (apud KATZ & KHAN , 1987).

    A organização como sistema apresenta um padrão de atividades de troca de energia, de caráter cíclico, o produto resultante do processo para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo.

    As organizações como sistema aberto para Katz & Khan (1987), tem características como: ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciacão e equifinalidade.
  • A abordagem de katz e Kahn.

    Um breve apanhado, as organizações constituem sistemas aberto, este é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir determinado objetivo ou propósito. Todo o sistema opera sobre matéria, energia ou informações obtidas do ambiente que constituem os insumos ou entradas, esses recursos são processados pelas diversas partes e transformados em saída ou resultados...
    Na visão de Hamel e Prahalad o sistema é constituído por quatro elementos essencias:

    1)Entradas ou insumos
    2)Processamento
    3)Saída de resultados
    4)Retroação


    Diferença entre Sistema Fechado e Aberto:

    Fechado:  tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa efeito, ele também é chamado de sistema mecânico ou determinístico, por exemplo temos as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem, na realidade não existem um sistema totalmente fechado nem totalmente aberto... O sistema aberto tem uma variedade muito grande de entradas e saídas com relação ao ambiente externo, sendo que essas entradas não são bem conhecidas, e suas relações de causa e efeito são inderterminadas, o sistema aberto é também chamado de sistema orgânico, tendo como exemplo as organizações em geral, e  as empresas em particular, todos os sistemas vivos e o homem. 

  • katz e Kahn: 

    Desenvolveram um modelo de organização mais amplo e complexo através da aplicação da teoria dos sistemas, ela apresenta características típicas de sistemas abertos:

    IMPORTAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO-EXPORTAÇÃO DE ENERGIA

    A organização recebe insumos do ambiente e necessita de suprimentos renovados de energia de outras instituições, de pessoas ou do ambiente.  Nenhuma estrutura social é auto-suficiente ou auto-contida. Ela depende de insumos obtidos através do ambiente; a organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, serviços prestados pessoal treinado. Essas atividades acarretam alguma reogarnização dos insumos. Os sistemas abertos exportam produtos ou resultados (saída ou output) para o meio ambiente.
  • Para Katz e Kahn a organização é um sistema aberto. Esse sistema funciona em termos de importação(entradas), transformação(processamento) e exportação de energia(saídas).

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos.1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. E]

    bons estudos!

  • Resposta: E

    De acordo com Katz e Kahn:
    Sendo a organização um sistema aberto, apresenta as seguintes características:
    i. Importação (entradas). Ela recebe insumos do ambiente externo (fornecedores) e depende de uma constante renovação.
    ii. Transformação (processamento). A organização processa e transforma os insumos previamente recebidos em novos produtos, mão-de-obra treinadas, serviços, etc.
    iii. Exportação (saídas). Manda seus resultados (produtos, serviços, etc) de volta ao meio ambiente.
    iv. Os sistemas são ciclos de eventos que se repetem. Através de várias repetições de importação – transformação - exportação, a organização renova constantemente seus processos.
    v. Entropia negativa. Também denominada negentropia, é um processo reativo de obtenção de reservas de energia, com finalidade de evitar o processo em que todas as formas organizadas tenderem à exaustão até a morte final.
    vi. Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação. Além de obterem as matérias do ambiente, a organização procura informações no seu meio e nos ambientes visinhos.
    vii. Estado firme e homeostase dinâmica. Trata-se do processo natural de busca de equilíbrio entre o meio e o sistema, com finalidade de manter as mesmas características do sistema, apesar de mudanças constantes no meio. 
    viii. Diferenciação. Sendo um sistema aberto, a organização tende à diferenciação (multiplicação e elaboração) de tarefas. A diferenciação é uma tendência para a elaboração de estrutura.
    ix. Eqüifinalidade. Isto é, um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais.

    Fonte: http://analisedesistemasmcz.blogspot.com.br/2014/03/perguntas-para-revisao-e-discussao.html