SóProvas


ID
328756
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O sistema sociotécnico de Tavistock é constituído de três subsistemas principais:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Banca a resposta é a letra "D", porém só encontrei informações sobre dois subsistemas, conforme abaixo:

    O modelo sociotécnico de Tavistock foi proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto de Relações Humanas de Tavistock, com base em resultados de pesquisas por eles efetuados em minas de carvão inglesas e em empresas têxteis indianas na década de 60.

    A organização é concebida como um sistema sociotécnico estruturado em dois subsistemas:

    • Subsistema técnico, que compreende a tecnologia, o território. É responsável pela eficiência potencial;
    • Subsistema Social, que compreende as pessoas, as relações sociais. Transforma a eficiência potencial em eficiência real.
    Os dois subsistemas apresentam um íntimo inter-relacionamento, são interdependentes e cada um influencia o outro.

    O modelo básico adotado pela abordagem sociotécnica é o modelo de importação-conversão-exportação derivado da teoria de sistema aberto. A organização eficiente é aquela que considera tanto as importações do subsistema técnico (matéria-prima) quanto do subsistema social (valores e inspirações).

    Fonte:
    http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/TSistemas.html

  • A abordagem de Tavistock: o sistema sociotécnico.

    Esse sistema foi proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto Tavistock de Londres...  Trist afirma que toda a organização consiste em uma combinação administrativa de tecnologoia e de pessoas, de tal forma que ambos os lados se acham em inter-relação recíproca, além de ser considerada como um sistema aberto em interação constante com seu ambiente, a organização também é abordada com um estruturado sistema sociotécnico, as organizações tem dupla função:

    Técnica- relacionada com a coodenação do trabalho e execução das tarefas com a ajuda da tecnologia disponível.
    Social- referente aos meios de relacionar as pessoas umas com as outras, de modo a fazê-las trabalharem juntas.

    O sistema técnico é o responsável pela eficiência potencial da organização, para operar o sistema técnico a organização requer um sistema social composto de pessoas que se relacionam e interagem profundamente, nenhum desses dois sistemas podem ser encarados isoladamente.

    O sistema sociotécnico é constituído de três subsistemas principais:


    SISTEMA TÉCNICO OU DE TAREFAS: que inclui o fluxo de trabalho, a tecnologia envolvida, os papéis requeridos pela tarefa e outras variáveis tecnológicas.

    SISTEMA GERENCIAL: ou administartivo define objetivos , estrutura organizacional, políticas, procedimentos e regras, sistemas de recompensas e punições, maneiras pelas quais as decisões são tomadas e outros elementos para facilitar o processo.

    SISTEMA SOCIAL:  ou humano, que é relacionado com a cultura organizacional, com os valores e as normas e com a satisfação das necessidades pessoais: também incluídos no sistema social estão as organizações informais, o nível motivacional dos membros e suas atitudes individuais.


  • Quanto à composição do sistema sociotécnico de Tavistock temos uma divergência entre as obras “Introdução à Teoria Geral da Administração” e “Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações”, ambas de Idalberto Chiavenato. 

    Em uma obra, o autor afirma que o Modelo sociotécnico de Tavistock possui dois subsistemas: subsistema técnico e subsistema social. Na outra obra, o autor inclui ainda um terceiro subsistema: subsistema gerencial.

    O enunciado afirma que sistema sociotécnico de Tavistock é constituído de três subsistemas. Assim, não temos dúvidas, de que devemos adotar o entendimento de Modelo sociotécnico de Tavistock é constituído por:

    - Subsistema Técnico

    - Subsistema Gerencial

    - Subsistema Social

    Gabarito: D