Segundo a Banca a resposta é a letra "D", porém só encontrei informações sobre dois subsistemas, conforme abaixo:
O modelo sociotécnico de Tavistock foi proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto de Relações Humanas de Tavistock, com base em resultados de pesquisas por eles efetuados em minas de carvão inglesas e em empresas têxteis indianas na década de 60.
A organização é concebida como um sistema sociotécnico estruturado em dois subsistemas:
- Subsistema técnico, que compreende a tecnologia, o território. É responsável pela eficiência potencial;
- Subsistema Social, que compreende as pessoas, as relações sociais. Transforma a eficiência potencial em eficiência real.
Os dois subsistemas apresentam um íntimo inter-relacionamento, são interdependentes e cada um influencia o outro. O modelo básico adotado pela abordagem sociotécnica é o modelo de importação-conversão-exportação derivado da teoria de sistema aberto. A organização eficiente é aquela que considera tanto as importações do subsistema técnico (matéria-prima) quanto do subsistema social (valores e inspirações).
Fonte: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/TSistemas.html
Quanto à composição do sistema sociotécnico de Tavistock temos uma divergência entre as obras “Introdução à Teoria Geral da Administração” e “Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações”, ambas de Idalberto Chiavenato.
Em uma obra, o autor afirma que o Modelo sociotécnico de Tavistock possui dois subsistemas: subsistema técnico e subsistema social. Na outra obra, o autor inclui ainda um terceiro subsistema: subsistema gerencial.
O enunciado afirma que sistema sociotécnico de Tavistock é constituído de três subsistemas. Assim, não temos dúvidas, de que devemos adotar o entendimento de Modelo sociotécnico de Tavistock é constituído por:
- Subsistema Técnico
- Subsistema Gerencial
- Subsistema Social
Gabarito: D