-
Confesso que fiquei entre "b" e "c", porque as alucinações auditivas também são frequentes. Porém, os delírios persecutórios são mais característicos e determinantes e a questão pede um sintoma que evidencie o diagnóstico.
F20.0 ESQUIZOFRENIA PARANOIDE
A esquizofrenia paranoide se caracteriza essencialmente pela presença de idéias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou são relativamente discretos.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: C
-
Os subtipos de esquizofrenia foram banidos por imprecisão científica em sua detecção na transição do DSM IV para o V (correto?), ainda assim este tipo de questão costuma ser cobrado nos concursos?
-
Se a banca chamar de meu amor você chama ela de meu amor também. Concurso é concurso, vida real é vida real
-
Raul Açucena, infelizmente acho que pode cobrar sim, já que a CID 10 ainda está vigente...
-
Raul:
As classificações dos tipos de esquizofrenia encontram-se na CID 10, pois como você falou, no DSM 5 foram banidas.
O DSM-5 abandonou a divisão da esquizofrenia em subtipos: paranóide, desorganizada, catatônica indiferenciada e residual. Os subtipos apresentavam pouca validade e não refletiam diferenças quanto ao curso da doença ou resposta ao tratamento.
Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007#:~:text=O%20DSM%2D5%20abandonou%20a,doen%C3%A7a%20ou%20resposta%20ao%20tratamento.