SóProvas


ID
3288262
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.

Uma das grandes dificuldades dos filósofos pré‐socráticos era explicar a diversidade do mundo, sendo assim, afirmavam que este derivava de um princípio único.

Alternativas
Comentários
  • OS PRÉ-SOCRÁTICOS TINHAM COMO OBJETIVO EXPLICAR A ACHÉ, PRINCÍPIO QUE DEU ORIGEM AO MUNDO

  • Mas não eram princípios unitários?

  • A questão, ao meu ver, ou quer efetuar uma pegadinha tendo em vista os pluralistas, ou está com o gabarito errado, pois por mais que haja filósofos que defenderam mais de uma substância basificando o mundo --- tal como os dualistas e pluralistas ---, diz-se, ainda assim, e normalmente, que o princípio é único.

  • ué? Acho que na pergunta não ficou tão claro se eles tinham uma ideia universal sobre a origem das coisas ou seja, todos tinham uma mesma ideia. Ou se cada um acreditava em um princípio único, porém diferente do outro

  • Empédocles de Agrigento baseava a sua concepção de entender a natureza e o ser em 4 elementos: Ar, terra, fogo e água. Portanto, a questão está incorreta, haja vista a concepção de Agrigento.

  • Um dos principais filósofos do período Pré-Socrático foi Anaxágoras de Clazômenas. Esse mesmo, ao contrário dos demais pensadores da época, acreditava que o mundo era composto por várias substâncias denominadas "Hemeomerias", que seriam diversas sementes capazes de produzir tudo o que vemos no mundo sensível - a substância primária de tudo.

    Ou seja, a questão se torna correta a medida que nem todos os filósofos acreditavam no conceito "uno" do surgimento da natureza.

    *Ex: Tales - Água // Demócrito - Átomo // Anaximandro - Ápeiron // Anaxímenes - Ar // Xenófanes - Água e terra ....

  • "Uma das grandes dificuldades dos filósofos pré‐socráticos era explicar a diversidade do mundo, sendo assim, afirmavam que este derivava de um princípio único.". ERRADO!

    Cada um dos filósofos acreditavam em princípios diferentes. Não era um pensamento uno.

    Tales de Mileto: Água

    Anaxímenes: Ar

    Pitágoras: Número

    Demócrito: Átomo

    Heráclito: Fogo

  • CADA FILOSOFO PENSAVA DE FORMA DIFERENTE E OUTRO, ENTAO..

    QUESTAO ERRADA

  • Dentro dos pré-socráticos temos duas escolas a monista e a pluralista.

    -Monista: apenas um elemento é a arché(origem de tudo(

    ex:heráclito o fogo era o elemento essencial

    -Pluralistas: várioas elementos são a origem de tudo.

    ex: agua, fogo, terra e ar são os os elementos essenciais.

  • O "Arché" tinha um significado diferente entres os filósofo da natureza. Ex: Para Tales, o arché era a água, para Demócrito, o "arché" era o átomo. Não ouve um conceito universal entre eles, um acreditava que era a e o outro b.