-
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em a , que ocorre na capital , no estado brasileiro do , em , capital do estado do e em , capital do estado do . Celebrado anualmente desde , no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses - em é celebrado no dia 8 de setembro na vila de .
-
A) INCORRETA - Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. Embora seus registros mais antigos tenham ocorrido em Pernambuco, a congada é mais praticada em estados
como SP, RJ, MG, GO, ES, RS, PR e PA;
B) CORRETA;
C) INCORRETA - A origem da Festa do Divino se encontra em Portugal do século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal.
É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas do século XVI . A colonização foi feita com Dom Pedro onde a festa chegou, mas ganhou força no século XVII.
D) INCORRETA - o Wikipédia não trouxe a origem, mas nas pesquisas aparece que teve sua origem na 1ª edição do Oktoberfest Blumenau, na época chamada Festival de Verão;
E) INCORRETA - O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.
Fonte: Wikipédia e páginas culturais da internet
-
A devoção à Virgem de Nazaré, em , começou após o caboclo Plácido ter encontrado uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu, que corria pela atual travessa 14 de Março, onde hoje ficam os fundos da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
De acordo com a lenda, Plácido levou a imagem pára casa, mas não a encontrou no dia seguinte. A santa foi localizada apenas no Igarapé onde havia sido encontrada originalmente. Plácido tentou levar a imagem outras vezes, mas ela sempre desaparecia e retornava ao iagarpé. A imagem foi levada para a Capela do Palácio do Governo da Província, onde ficou guardada por escolta - mesmo assim, de manhã não estava lá.
Entendendo que era o desejo da Virgem permanecer no Igarapé, a comunidade católica de Belém construiu uma ermida no local onde a imagem era encontrada, o que deu início à romaria e à devoção do povo da capital, já que Nossa Senhora ja era cultuada no município de Vigia, no nordeste do estado.
-
o mínimo que alguém, que vai prestar concurso pro Pará, precisa saber ahhaha