CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
São quatro os fatores que condicionam a estrutura organizacional:
1. Fator estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pela empresa.
2. Fator ambiente externo da empresa.
3. Fator tecnologia.
4. Fator humano
1. O fator “estratégias, políticas e objetivos” tem influência na estrutura organizacional, pois, quando os objetivos, estratégias e políticas estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar, por se saber o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa.
2. Fator ambiente externo da empresa: Quando se considera esse fator, deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e seu ambiente externo. Naturalmente, esse aspecto não está relacionado apenas a uma estratégia inicial à época do nascimento da empresa, mas também à avaliação contínua das constantes mudanças no ambiente relevante da empresa e o efeito destas em sua estrutura organizacional.
Outro aspecto a considerar que enfoca o fator ambiente externo e a estrutura organizacional é o da análise do fluxo das decisões, na qual são identificadas as decisões administrativas necessárias para se dirigir a uma empresa e as relações entre elas.
3. Fator tecnologia (evolução tecnológica e tecnologia aplicada na empresa): A tecnologia no mundo competitivo em que vivemos torna-se quase uma obrigação preponderante para que toda e qualquer empresa esteja sempre procurando se renovar nesse quesito, sob pena de perder mercado para a concorrência. Considera-se o fator tecnológico como o conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar as atividades na empresa, para que seus objetivos possam ser alcançados.
4. Fator humano (considerando as habilidades, capacitações e níveis de motivação e de comprometimento para com os resultados da empresa): Não existe organização sem a peça fundamental do ser humano. Toda e qualquer organização tem fundamentalmente o fator humano como força motriz para alcançar seus objetivos pretendidos. A eficiência de uma estrutura depende de sua qualidade intrínseca e do valor e da integração das pessoas que ela organiza. No desenvolvimento de uma estrutura organizacional eficiente, deve-se levar em consideração o comportamento e os conhecimentos das pessoas que terão de desempenhar as funções que serão atribuídas.