SóProvas


ID
3289495
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde (2014), leia os itens relacionados à abordagem medicamentosa no manejo de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica, quanto ao Suporte Avançado de Vida:

I – Na Urgência Hipertensiva, deve-se administrar anti-hipertensivo oral se a PA permanece elevada após repouso e tranquilização do paciente: Captopril 12,5 a 25 mg, VO. Início de ação: 20 a 30 minutos.
II – Na emergência hipertensiva deve-se administrar um anti-hipertensivo IV, isoladamente ou em associação, como Furosemida: 20 a 60 mg IV (1 ampola = 20 mg).
III – Metoprolol é indicado nos casos em que a maior preocupação for a redução da frequência cardíaca e não a da PA, na insuficiência coronariana e no aneurisma dissecante de aorta. Dose: 5 mg, IV, em 5 minutos (1 ampola = 5 mL = 5 mg).

De acordo com a avaliação dos itens acima, conforme Protocolos de Suporte Avançado de Vida (2014) é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • • Administrar anti-hipertensivo oral se a PA permanece elevada após repouso e tranquilização do paciente:

    Captopril 12,5 a 25 mg, VO. Início de ação: 20 a 30 minutos

    • Administrar um anti-hipertensivo IV, isoladamente ou em associação, conforme quadro clínico:

    • 1- Hidralazina: droga de eleição no tratamento de eclâmpsia e pré-eclâmpsia. Dose 10 a 20 mg IV (1 ampola = 1 mL = 20 mg).

    . Contraindicações: síndromes isquêmicas miocárdicas agudas, dissecção aguda de aorta, taquicardia grave (como na tireotoxicose); nesses casos, usar betabloqueador.

    1-   • Metoprolol: indicado nos casos em que a maior preocupação for a redução da frequência cardíaca e não a da PA, na insuficiência coronariana e no aneurisma dissecante de aorta. Dose: 5 mg, IV, em 5 minutos (1 ampola = 5 mL = 5 mg).

    .

    LEMBRAR: POR SER UM BETABLOQUEADOR, ESTÁ CONTRAINDICADO NOS CASOS DE ASMA, INSUFI CIÊNCIA ventricular descompensada, e bradicardia ou distúrbio cardíaco de condução grave

    Efeitos adversos: bradicardia, BAVT, broncoespasmo.

    • Furosemida: 20 a 60 mg IV (1 ampola = 20 mg). Indicações: insufi ciência ventricular esquerda e nas situações de hipervolemia.

  • Todos os itens estão corretos.