SóProvas


ID
3289672
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Benedito - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o SUS, analise as assertivas a seguir.

I. A saúde é entendida como o resultado de políticas econômicas e sociais, um direito de todos e um dever do Estado.
II. As demandas do movimento sanitário foram transpostas para o SUS que se organizou pelos princípios da descentralização, do atendimento integral e da participação da comunidade.
III. Associando-se à democracia, o princípio da descentralização ampliou os direitos sociais da cidadania e se estendeu também às competências e receitas tributárias, descentralizando-a, com opção preferencial pela municipalização.
IV. O Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão são os três componentes que constituem o Pacto pela Saúde, um movimento de mudança consolidado pelo SUS que possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão para a reforma de aspectos institucionais vigentes.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Todos itens corretos:

    ? O processo constituinte conformou-se num espaço democrático de negociação constante, desenvolvido ao longo das suas diversas etapas, em que um núcleo de congressistas progressistas desempenhou papel relevante, apoiado por intelectuais do movimento da reforma sanitária. O texto final negociado incorporou as grandes demandas do movimento sanitário: a saúde entendida amplamente como resultado de políticas econômicas e sociais; a saúde como direito de todos e dever do Estado; a relevância pública das ações e serviços de saúde; e a criação de um sistema único de saúde, organizado pelos princípios da descentralização, do atendimento integral e da participação da comunidade. Criou-se, assim, na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS).

    ? Em 2006, deu-se o Pacto pela Saúde ? um movimento de mudança que não é uma norma operacional, mas um acordo interfederativo ?, que articula o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. O Pacto pela Saúde introduz um sentido de gestão pública por resultados e de responsabilização sanitária, estende a discussão da Saúde para fora dos limites setoriais e aprofunda a descentralização do SUS para Estados e municípios de forma compartilhada [...]

    ? O ambiente constitucional era de forte rejeição à centralização imposta, autoritariamente, pelo regime militar. Por isso, associou-se descentralização com democratização e ampliaram-se os direitos sociais da cidadania, integrando-se, sob o conceito de seguridade social, a proteção de direitos individuais (previdência) à proteção de direitos coletivos (saúde e assistência social). Esse processo se fez por meio da descentralização de competências e de receitas tributárias para Estados e municípios. Na Saúde houve, naquele momento, uma clara preferência pela municipalização.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!