Alternativas
Na pesquisa do nistagmo posicional e de posicionamento, o nistagmo será vertical para cima e torcional no caso de uma alteração de canal posterior; nistagmo vertical para baixo e torcional indica alteração de canal superior; nistagmo horizontal geotrópico ou ageotrópico caracteriza alteração de canal lateral.
A manobra de Dix‐Hallpike é utilizada como recurso terapêutico para reposicionamento nos casos de VPPB de canal semicircular anterior.
As manobras diagnósticas possibilitam identificar o canal acometido e sua fisiopatologia. No caso de uma alteração nos canais verticais, a duração do nistagmo poderá indicar uma ductolitíase ou cupulolitíase. Na cupulolitíase, o nistagmo irá aparecer com duração menor que um minuto e sua direção será ageotrópica.
Na manobra de Semont, o paciente fica sentado com suas pernas sobre a maca, o examinador mantém a cabeça do paciente entre as mãos, gira a cabeça em 45ºpara um dos lados e deita o tronco rapidamente, sem modificar a posição da cabeça, deixando‐a pendente (aproximadamente 20º para fora do apoio de cabeça).
A Manobra de Epley serve como manobra para diagnóstico nos casos de VPPB que atingem o canal semicircular lateral.