SóProvas


ID
3290314
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos aspectos gerais do exercício de auditoria interna  e  de  auditoria  no  âmbito  do  Setor  Público,  julgue o item.  

Além de comunicar os resultados da auditoria, os relatórios e pareceres dos auditores devem facilitar o monitoramento de ações corretivas.

Alternativas
Comentários
  • NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL – NAGs

    4800 – Monitoramento das Recomendações

    Após concluída a auditoria governamental, o TC deve informar, a quem de direito, em que consistiram os exames e as avaliações realizados.

    A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental, por si só, é ineficaz se não for devidamente acompanhada de uma ação corretiva. Por essa razão, é necessário que o TC monitore as ações determinadas e recomendadas nos relatórios de auditoria e que podem ser descritas em um plano de ação a ser acordado com o ente auditado.

    CERTO

  • A questão cobra conhecimento sobre os relatórios em auditorias do setor público.

    A ISSAI 100 estabelece princípios fundamentais que “são aplicáveis a todos os trabalhos de auditoria do setor público, independentemente de sua forma ou do seu contexto". Entre eles está que os auditores devem elaborar um relatório baseado nas conclusões alcançadas para comunicar os resultados da auditoria às partes interessadas, aos responsáveis pela governança e ao público em geral, e para facilitar o monitoramento de ações corretivas [1]. Diante disso, a questão está correta.


    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] ISSAI 100 – Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público. INTOSAI. 2013. Traduzida por Tribunal de Contas da União em 2017.
  • Perfeito! Um bom relatório não só comunica bem, mas “prepara o terreno” para o monitoramento que virá.

    Resposta: Certo